Governo dos EUA planeja imposto de 20% sobre investimentos estrangeiros!
Especialistas de mercado alertam para um novo imposto nos EUA sobre ganhos de capital estrangeiro que poderá chegar a 20%.

Governo dos EUA planeja imposto de 20% sobre investimentos estrangeiros!
Os especialistas do mercado alertam para a existência de um novo imposto especial sobre o rendimento do capital dos EUA, que poderá atingir duramente os investidores estrangeiros. Este imposto está ancorado na mais recente proposta orçamental do governo dos EUA e poderá impor até 20% sobre rendimentos, tais como dividendos ou royalties. A medida afecta particularmente os investidores de países considerados injustos pelos EUA, o que poderá ter um impacto significativo no panorama do investimento internacional. Alto Reuters O imposto poderá gerar receitas de 116 mil milhões de dólares (aproximadamente 102 mil milhões de euros) ao longo de dez anos.
George Saravelos, do Deutsche Bank, manifesta preocupação de que o governo dos EUA possa usar este imposto para transformar uma guerra comercial numa guerra de capitais. Já existem receios no mundo financeiro de que um declínio no investimento estrangeiro em activos dos EUA possa enfraquecer o dólar. O Morgan Stanley sublinha que isto poderá pesar ainda mais sobre o já caído valor do dólar relativamente a um cabaz de outras moedas. O dólar perdeu cerca de oito por cento do seu valor desde o início do ano.
Impacto nos investidores
O impacto de tal imposto poderá ser de grande alcance. Em particular, os países da UE, bem como a Grã-Bretanha, a Índia, o Brasil e a Austrália poderão ser afetados pela política financeira dos EUA, de acordo com uma análise do escritório de advogados Davis Polk. No entanto, resta saber de que forma estes desenvolvimentos terão impacto nas relações comerciais e nas decisões de investimento a longo prazo.
O projeto de lei orçamentária agora precisa ser aprovado no Senado após aprovação pela Câmara dos Deputados antes que o imposto possa realmente entrar em vigor. No contexto das actuais incertezas económicas, muitas pessoas apontam a necessidade de uma política fiscal estável e previsível.
Tributação diferente de investimentos
Nos EUA, os rendimentos provenientes de ações, obrigações e outros produtos financeiros estão sujeitos a diferentes regulamentações fiscais. O rendimento de dividendos está sujeito à taxa de imposto sobre o rendimento de pessoas singulares ou à taxa de imposto sobre ganhos de capital de longo prazo, que pode ser de 0%, 15% ou 20% dependendo do lucro tributável. A situação é semelhante com os ganhos de capital provenientes de obrigações, que também podem ser detidos em moedas estrangeiras e, assim, causar ganhos ou perdas cambiais. KPMG apresentou de forma abrangente a diversidade da tributação nos EUA e mostra que derivativos e cotas de fundos de investimento também são tributados sob diferentes regulamentações.
Os recentes desenvolvimentos relativos à tributação dos investidores estrangeiros lançam luz sobre as incertezas que os investidores dos EUA poderão enfrentar no futuro próximo. Wall Street já emitiu alertas sobre uma possível instabilidade do mercado e impactos negativos na confiança dos investidores estrangeiros, o que poderá alimentar novas movimentações do mercado. Capital relata que muitas empresas dos EUA que possuem investidores ou propriedade estrangeira também podem enfrentar obrigações fiscais mais elevadas.