Os preços do café estão explodindo: as torrefadoras de Heilbronn estão soando o alarme!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os preços do café em Heilbronn aumentarão acentuadamente em 2025. As causas são o fracasso das colheitas e a elevada procura, e as empresas torrefadoras estão a reagir.

Kaffeepreise in Heilbronn steigen 2025 stark an. Ursachen sind Ernteausfälle und hohe Nachfrage, Röstereien reagieren.
Os preços do café em Heilbronn aumentarão acentuadamente em 2025. As causas são o fracasso das colheitas e a elevada procura, e as empresas torrefadoras estão a reagir.

Os preços do café estão explodindo: as torrefadoras de Heilbronn estão soando o alarme!

Em 2025, os preços do café na Alemanha terão aumentado significativamente em comparação com o ano anterior. De acordo com isso Eco24 O Serviço Federal de Estatística relatou um aumento de preços de 12,2 por cento para o mês de abril de 2025 em comparação com abril de 2024. Este desenvolvimento forçou os torrefadores de café na área de Heilbronn a tomar medidas.

Antonia Hagen-Kettemann, da torrefadora de café Hagen, afirmou que os preços dos grãos de café aumentaram 3 a 4 euros por quilograma; No setor do Comércio Justo, os preços sobem até 5 a 7 euros. A sua torrefacção processa anualmente entre 200 e 300 toneladas de café, o que tem um impacto directo no aumento dos preços e na evolução da procura.

Causas dos aumentos de preços

A principal causa desses aumentos de preços é a escassez de grãos de café resultante de quebras de safra no Brasil. O Brasil é considerado um dos mais importantes países produtores de café e em 2024 viveu o ano mais quente já registrado. Isto levou a secas e incêndios florestais, que afetaram significativamente os cafeicultores, foi relatado Yahoo Finanças.

Em Abril de 2023, os preços do café verde importado eram 53,1% mais caros do que no ano anterior. Em comparação com abril de 2021, aumentaram até 147,4 por cento. Esta evolução dos preços mostra que não só as quebras directas nas colheitas levam a preços mais elevados, mas também à especulação por parte dos produtores e fornecedores que retêm os seus produtos para beneficiar desta situação.

Aumento da demanda e comportamento do consumidor

Curiosamente, a procura de café na China duplicou nos últimos anos, colocando uma pressão adicional sobre os stocks globais. Apesar destes aumentos de preços, o consumo de café na Alemanha caiu apenas ligeiramente. De acordo com a Associação Alemã do Café, 163 litros de café foram consumidos per capita em 2024 – uma diminuição em relação ao pico de 169 litros durante o período Corona.

Vários outros países de origem, como o Vietname, Honduras e Colômbia, também desempenham um papel importante no comércio internacional de café. Em 2022, 41,1% do volume total de café importado pela Alemanha veio do Brasil, seguido pelo Vietname (16,2%) e Honduras (5,5%).

Em resumo, pode-se dizer que tanto as condições climáticas dos países produtores como a especulação no mercado são fatores essenciais que determinam a evolução dos preços no mercado cafeeiro. Os consumidores continuarão a sentir o impacto nas suas carteiras, enquanto os torrefadores serão forçados a repassar os ajustes de preços aos seus clientes.