NPG planeja revolução na mídia: maioria na Media Holding Süd na mira!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A NPG planeja adquirir 82% da Medienholding Süd em Stuttgart, sujeito a aprovação. Impacto em 500.000 leitores.

NPG plant Übernahme von 82% der Medienholding Süd in Stuttgart, genehmigungspflichtig. Auswirkungen auf 500.000 Leser.
A NPG planeja adquirir 82% da Medienholding Süd em Stuttgart, sujeito a aprovação. Impacto em 500.000 leitores.

NPG planeja revolução na mídia: maioria na Media Holding Süd na mira!

A Neue Pressegesellschaft mbH & Co. KG (NPG) planeja adquirir 82% da Medienholding Süd GmbH (MHS), com sede em Stuttgart. No entanto, este projeto está sujeito à aprovação das autoridades antitruste. O MHS inclui títulos importantes como o “Stuttgarter Zeitung”, o “Stuttgarter Nachrichten”, o “Eßlinger Zeitung”, o “Schwarzwälder Bote” e o “Kreiszeitung Böblinger Bote”. Com a integração total dos títulos MHS, a NPG aumentaria a sua circulação vendida para cerca de 500.000 cópias, enquanto a colaboração com editoras parceiras poderia aumentar a circulação total para cerca de 700.000 cópias. Isto tornaria o NPG um dos maiores grupos de mídia na Alemanha e alcançaria cerca de um milhão de leitores todos os dias, o que também fortaleceria a sua posição no mercado regional de mídia.

O NPG é um dos dez maiores jornais diários da Alemanha, com uma força de trabalho de cerca de 1.700 funcionários, excluindo o pessoal de entrega. Isto acontece num ambiente em que a Medienholding Süd GmbH também tem números de funcionários comparáveis. Estes números reflectem o importante papel que os editores de meios de comunicação social desempenham no fornecimento de informação regional.

Posição de mercado da Südwestdeutsche Medienholding

A Südwestdeutsche Medienholding GmbH (SWMH) é de grande importância para o mercado jornalístico na Alemanha. No primeiro trimestre de 2022, a SWMH alcançou uma quota de mercado de cerca de 11,8 por cento, garantindo o primeiro lugar entre os grupos editoriais do país. A holding, fundada em sua forma atual em 1974, inclui o grupo jornalístico de Stuttgart e a Schwarzwälder Bote.

O SWMH é propriedade do Württemberg Publishers Group (GWV) e da Medien-Union-GmbH. Este último também publica importantes jornais regionais como “Die Rheinpfalz” e “Freie Presse”. Em 2021, a holding alcançou vendas de cerca de 882,6 milhões de euros, sendo o mercado de leitores, em particular vendas de 370,4 milhões de euros, o segmento mais importante. Apesar de uma ligeira descida nos números de circulação, a SWMH gerou um lucro de cerca de 14,8 milhões de euros em 2021.

O futuro do cenário editorial

Outro aspecto do panorama mediático é o desenvolvimento do Süddeutsche Zeitung (SZ), que, com cerca de 283.800 exemplares vendidos no primeiro trimestre de 2023, ocupa o segundo lugar entre as publicações de maior circulação. O seu alcance digital também não deve ser subestimado: em março de 2023, a oferta digital da SZ contava com cerca de 11,9 milhões de utilizadores únicos. A colaboração entre a NPG e a MHS poderá reforçar ainda mais a posição dos títulos regionais num mercado que é cada vez mais caracterizado pela concorrência digital.

Estas considerações estratégicas ilustram a importância da adaptação aos novos formatos de mídia e da integração dos editores para o futuro da indústria. O sucesso do NPG e a sua potencial aquisição do MHS poderão, portanto, ter efeitos de longo alcance no panorama mediático regional e nacional na Alemanha.