A peste suína está se espalhando: novas descobertas no distrito de Reno-Neckar!
Em Waiblingen, foram confirmados novos casos de peste suína africana no distrito de Reno-Neckar, enquanto continuam a ser aplicadas medidas de proteção.

A peste suína está se espalhando: novas descobertas no distrito de Reno-Neckar!
Outros casos de peste suína africana (PSA) foram detectados em Baden-Württemberg, perto da fronteira com Hesse. De acordo com [zvw.de]. O escritório distrital do distrito de Reno-Neckar anunciou que estas novas descobertas se enquadram na situação epidêmica existente.
As zonas de exclusão permanecem inalteradas, mas não podem ser descartadas possíveis medidas ampliadas no futuro. A PSA é uma infecção viral altamente contagiosa e incurável que afecta apenas porcos domésticos e selvagens e é inofensiva para os seres humanos. A vacinação contra o vírus não é possível, o que complica ainda mais a situação.
Casos já conhecidos e gestão de crises
A PSA foi detectada pela primeira vez em Baden-Württemberg, no início de agosto de 2024, num javali em Hemsbach, no distrito de Rhein-Neckar. O segundo caso confirmado ocorreu em 7 de março de 2025 em um javali que foi encontrado morto ao norte da A6, perto de Mannheim, conforme relatado por rhein-neckar-kreis.de. Estes incidentes estão directamente relacionados com os surtos de PSA que já ocorreram nos estados federais vizinhos de Hesse e Renânia-Palatinado.
As autoridades locais estão preocupadas, em particular a chefe do departamento de saúde, Doreen Kuss, explicou que era apenas uma questão de tempo até que surgissem mais casos positivos no distrito. No entanto, você deve estar preparado para isso. Entretanto, as populações de suínos domésticos em Baden-Württemberg não são afetadas pela PSA.
Medidas para conter a PSA
A cidade de Mannheim já implementou medidas de controlo da doença e emitiu ordens gerais para prevenir a propagação do vírus. Há também um monitoramento rigoroso, que inclui vigilância passiva e buscas ativas de javalis mortos. O Ministro das Zonas Rurais e da Protecção do Consumidor, Peter Hauk, enfatiza a necessidade de uma coordenação coordenada entre os gabinetes distritais e os gabinetes dos autarcas.
Para combater a epidemia, foram construídos cerca de 25 quilómetros de vedações em Baden-Württemberg. O objetivo é ajudar a retardar a propagação do vírus da PSA. Equipes de cães de busca e drones com câmeras de imagem térmica são usados para encontrar javalis mortos mais rapidamente. Além disso, é oferecido aconselhamento gratuito sobre biossegurança às explorações suinícolas para prevenir a possível introdução do vírus.
Tal como os ministérios continuam a informar, as medidas de biossegurança nas explorações agrícolas são cruciais para evitar um surto. O Ministro Hauk apela ao público para fechar adequadamente os portões ao passar pelas cercas, a fim de garantir a segurança das populações animais.