Pentecostes 2025: Nascimento da Igreja e costumes coloridos na Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Pentecostes 2025: Significado, costumes e celebrações da importante festa cristã que marca o nascimento da Igreja no dia 9 de junho.

Pfingsten 2025: Bedeutung, Bräuche und Feierlichkeiten des wichtigen christlichen Festes zur Geburt der Kirche am 9. Juni.
Pentecostes 2025: Significado, costumes e celebrações da importante festa cristã que marca o nascimento da Igreja no dia 9 de junho.

Pentecostes 2025: Nascimento da Igreja e costumes coloridos na Alemanha!

Hoje, 9 de junho de 2025, os cristãos em todo o mundo celebram o Pentecostes, um dos feriados mais importantes do calendário cristão. O Pentecostes é considerado o nascimento da igreja e é celebrado desde o final do século IV. Cai no quinquagésimo dia após a Segunda-feira de Páscoa e conclui assim o ciclo das festas da Páscoa. O nome “Pentecostes” vem do grego “Pentekoste”, que significa “o quinquagésimo”. As datas exatas do Pentecostes variam entre 10 de maio e 13 de junho, o que significa que o feriado ocorre principalmente nos meses de primavera e início do verão [t-online.de].

O Pentecostes era originalmente um festival judaico da colheita, que assumiu uma dimensão cristã mais profunda através do significado do milagre do Pentecostes. De acordo com o livro de Atos, os discípulos de Jesus receberam o Espírito Santo 50 dias após sua ressurreição. Este poder descendente permitiu aos discípulos falar em diferentes línguas, o que é chamado de “Milagre de Pentecostes”. Isto não só representou um ato simbólico, mas também refletiu a tarefa missionária confiada aos discípulos. Judas Iscariotes também morreu neste momento, o que significou que os apóstolos restantes vieram à tona, o [vaticannews](https://www.vaticannews.va/de/kirche/news/2025-06/was- Feiern-christen-pfingsten-fragen- Answeren-theologie-geist.html) relata a teologia e as origens do festival.

Costumes e celebrações

Na Alemanha, as celebrações de Pentecostes são caracterizadas por costumes tradicionais, como as procissões e a montagem popular de árvores de Pentecostes. Outro costume notável é o Pentecostes, onde o gado é levado ao pasto pela primeira vez após o inverno. O roubo de Pentecostes também é praticado em partes da Alemanha e da Áustria, onde os vizinhos provocam uns aos outros com brincadeiras. Estes costumes são frequentemente associados ao crescimento e florescimento da natureza, sublinhando a estreita ligação entre o Pentecostes e a primavera.

A Segunda-feira de Pentecostes, frequentemente usada para celebrações ecumênicas, é um feriado nacional na Alemanha. Em muitos outros países da Europa, este dia é também um dia de folga no trabalho, o que cria uma atmosfera festiva. Historicamente, o Pentecostes também foi celebrado como feriado da Ascensão de Cristo até o século IV, mostrando como as tradições cristãs mudaram ao longo dos séculos. Este ano, milhares de fiéis aproveitaram a oportunidade para celebrar a missa na Praça de São Pedro, onde o Papa Leão XIV celebrou o serviço do Domingo de Pentecostes, conforme noticiado pelo [vaticannews](https://www.vaticannews.va/de/kirche/news/2025-06/was- Feiern-christen-pfingsten-fragen- Answeren-theologie-geist.html) é relatado.

O simbolismo do Espírito Santo

A pomba, um símbolo importante no Pentecostes, representa o Espírito Santo e é frequentemente retratada em interiores de igrejas. É interpretado tanto no Novo Testamento, no batismo de Jesus, quanto no Cristianismo em geral, como um sinal de gentileza e inocência. A descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria é um evento central descrito no livro de Atos. O enchimento do Espírito Santo dá à obra de Jesus uma dimensão viva, que t-online.de relata detalhadamente.

No geral, o Pentecostes combina uma rica tradição de costumes e profundos significados espirituais que ilustram a vitalidade do Cristianismo e a sua missão em todo o mundo.