Poucos estrangeiros no distrito de Main-Tauber: veja os números!
O distrito de Main-Tauber tem a menor proporção de estrangeiros em Baden-Württemberg. Números populacionais atuais e tendências demográficas.

Poucos estrangeiros no distrito de Main-Tauber: veja os números!
A situação demográfica em Baden-Württemberg mostra um desenvolvimento estimulante em termos da proporção de estrangeiros na população. De acordo com as estatísticas atuais, cerca de 2,05 milhões de estrangeiros vivem no estado do sudoeste da Alemanha, numa população total de cerca de 11,25 milhões, o que corresponde a uma percentagem de 18,2 por cento. Estes números, obtidos até ao final de Novembro de 2024, demonstram uma presença significativa de migrantes na região, especialmente nas áreas urbanas. Durante o último ano, foram registados 10.750 ucranianos, demonstrando o aumento da população ucraniana em Baden-Württemberg.
O maior grupo de residentes estrangeiros são cidadãos turcos com 268.730 pessoas, seguidos por romenos (181.430) e ucranianos (177.675). relata Mercúrio. Curiosamente, Baden-Württemberg registou 2,10 milhões de estrangeiros no final de Novembro de 2023, o número mais elevado desde a fundação do país. A proporção aumentou para 18,5 por cento, com o distrito urbano de Pforzheim tendo a maior proporção de estrangeiros, com 31,2 por cento. de acordo com estatísticas BW.
Distribuição geográfica de estrangeiros
A distribuição da população estrangeira não é uniforme. Nas grandes cidades a proporção de estrangeiros é significativamente maior. Em Estugarda a proporção é de 27,7 por cento, o que significa que dos 613.205 residentes, 168.081 são estrangeiros. Em comparação, os distritos com menores proporções de estrangeiros apresentam uma realidade demográfica completamente diferente.
Os valores no distrito de Neckar-Odenwald e no distrito de Main-Tauber são particularmente notáveis. Ambos os distritos têm a proporção mais baixa de estrangeiros, com 12,5 por cento e 12,8 por cento, respectivamente. Estas diferenças deixam claro que as regiões urbanas são mais atractivas para os migrantes do que as zonas rurais. Demograficamente falando, o distrito de Main-Tauber é também o ponto mais setentrional de Baden-Württemberg.
Os maiores grupos em detalhes
Os estrangeiros estão representados de diversas maneiras. Embora os cidadãos turcos continuem a ser o maior grupo, os romenos são o segundo maior grupo com 182.240 e os italianos são o terceiro maior grupo com 178.595. O que chama a atenção é o aumento do número de cidadãos ucranianos, que caiu para 166.925, um aumento de quase 17.000 num ano. Este aumento sublinha a situação geopolítica turbulenta e as decisões de migração associadas complementa as estatísticas de BW.
Estes dados refletem as diversas tendências migratórias que moldaram Baden-Württemberg nos últimos anos. Os números actuais deixam claro que a integração da população estrangeira na sociedade e a consideração das suas necessidades são tarefas essenciais para a política da região.