Falsos funcionários de banco em Gärtringen: Idosos avisados, criminosos procurados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Gärtringen, os idosos foram vítimas de fraudadores que se passaram por funcionários de bancos. A polícia procura testemunhas.

In Gärtringen wurden Senioren Opfer von Betrügern, die sich als Bankmitarbeiter ausgaben. Die Polizei sucht Zeugen.
Em Gärtringen, os idosos foram vítimas de fraudadores que se passaram por funcionários de bancos. A polícia procura testemunhas.

Falsos funcionários de banco em Gärtringen: Idosos avisados, criminosos procurados!

Em Gärtringen, no distrito de Böblingen, um idoso foi vítima de uma fraude sem escrúpulos. Na segunda-feira, 14 de outubro de 2025, a idosa recebeu uma ligação às 11h30 de um suposto funcionário de seu banco. Ela perguntou especificamente sobre a quantidade de dinheiro que o idoso tinha em casa. Para impressionar o interlocutor desconhecido, o idoso declarou um valor de quatro dígitos, sem perceber que isso estava apenas fazendo o jogo dos fraudadores. Após o telefonema, um homem de cerca de 1,80 metros de altura, cabelos escuros e casaco escuro na altura dos joelhos apareceu pouco tempo depois no apartamento do idoso.

O homem explicou que precisava recolher o dinheiro e prometeu à idosa que ela poderia reaver o dinheiro depois de verificá-lo em uma agência bancária próxima. Desconfiando, a idosa informou a filha e imediatamente contatou o banco, descobrindo que nenhum dinheiro havia sido recebido. Não está claro se os fraudadores já haviam recebido as informações do telefonema ou se tinham contatos com terceiros que tinham informações sobre o idoso. A polícia emitiu, portanto, um alerta ao público e pede informações a testemunhas que fizeram observações suspeitas na zona da Kirchstrasse em Gärtringen na tarde de segunda-feira. A polícia pode ser contatada pelo telefone 0 70 34 / 2 53 9-0 ou pelo e-mail herrenberg.prev@polizei.bwl.de.

Cuidado com golpes

As vítimas do crime, neste caso, são frequentemente pessoas idosas, por vezes crédulas. Esta não é a primeira vez que golpistas ligam para idosos e se passam por caixas de banco ou policiais para conseguir dinheiro. De acordo com relatos de pflegehilfe-senioren.de As chamadas “truques dos netos” e telefonemas de “falsos agentes da polícia” são comuns, sendo que os fraudadores muitas vezes fingem ser familiares ou funcionários públicos para roubar quantias de dinheiro.

A sensibilização dos idosos é, portanto, crucial. Existem várias medidas de proteção que os idosos podem tomar para detectar e prevenir tais fraudes:

  • Misstrauen gegenüber Anrufen von Unbekannten.
  • Keine Namen erraten; die Identität des Anrufers sollte immer überprüft werden.
  • Pressionen ablehnen und im Zweifelsfall Angehörige oder Freunde um Rat fragen.
  • Wertsachen sicher aufbewahren.
  • Verdächtige Anrufe immer bei der Polizei melden.

A sociedade tem a responsabilidade de educar os idosos sobre estes riscos, a fim de protegê-los. A polícia e as agências de prevenção trabalham em estreita colaboração para tornar visíveis a desinformação e a fraude e para aumentar a sensibilização do público.