Böblingen está planejando a dispendiosa incineração de lodo de esgoto: as demandas ambientais estão chegando?
Böblingen planeia queimar lamas de esgoto para gerar energia a partir de 2028, apesar dos debates controversos no conselho distrital.

Böblingen está planejando a dispendiosa incineração de lodo de esgoto: as demandas ambientais estão chegando?
A partir de 2028, uma moderna planta para incineração de lodo de esgoto será construída em Böblingen, perto da planta de cogeração de resíduos residuais. Isto faz parte de um ambicioso projeto estimado em 220 milhões de euros. O objectivo da queima de lamas de depuração, um subproduto do tratamento de águas residuais, é fornecer aquecimento urbano adicional e, ao mesmo tempo, reduzir a carga sobre o ambiente. O comité do conselho distrital já aprovou o projeto, mas ainda há desacordo no conselho distrital de Böblingen sobre a implementação detalhada do projeto krzbb.de relatado.
O lodo de esgoto é criado durante o tratamento de águas residuais em estações de tratamento de esgoto e é composto por água, substâncias orgânicas e minerais, bem como resíduos de microplásticos e medicamentos. Atualmente, o lodo de esgoto é frequentemente usado como fertilizante, mas isso é problemático porque metais pesados e outros poluentes podem entrar no meio ambiente. A nova planta de utilização de lodo de esgoto de última geração tem como objetivo promover a utilização térmica do lodo de esgoto, a fim de promover a proteção ambiental, gerar energia e conservar recursos valiosos, de acordo com informações em zvkbb.de.
Vantagens do novo sistema
A instalação planejada em Böblingen não é apenas um investimento caro, mas também trará benefícios significativos:
- Geringere Schadstoffbelastung für Boden und Luft
- Reduzierte CO₂-Emissionen
- Gewinnung umweltfreundlicher Energie für Wärme und Strom
- Rückgewinnung des Rohstoffs Phosphor aus Klärschlamm
A utilização de lamas de depuração relacionadas com o solo será proibida em muitos casos no futuro, a fim de evitar a introdução de poluentes na cadeia alimentar. O fósforo extraído de depósitos limitados deve ser recuperado para cumprir os requisitos do regulamento relativo às lamas de depuração.
A fase de fundação da associação municipal de aproveitamento de lodo de esgoto já foi concluída. A viabilidade económica e os benefícios ambientais do projecto foram comprovados. A nível internacional, já existem exemplos de projectos bem sucedidos em Copenhaga e Zurique que implementaram conceitos semelhantes para a utilização de lamas de depuração e criaram assim estruturas de custos mais eficientes. Estas comparações ilustram o potencial da instalação planeada em Böblingen e a sua contribuição para a gestão sustentável de resíduos.