Fundação Dätwyler: 3,16 milhões para projetos culturais no cantão de Uri!
Em 2024, a Fundação Dätwyler apoiará uma variedade de programas em Uri com mais de 3 milhões de francos, incluindo projetos culturais em Altdorf.

Fundação Dätwyler: 3,16 milhões para projetos culturais no cantão de Uri!
Em 2024, a Fundação Dätwyler distribuiu um total de 3,16 milhões de francos em financiamento para apoiar projetos de caridade no cantão de Uri. Este compromisso é um elemento central do trabalho da fundação, que desde a sua fundação em 1990 forneceu notáveis 31 milhões de francos para diversos fins. Uma grande parte do financiamento vai para organizações e instituições sem fins lucrativos que estão intimamente ligadas à região, como o Luzerner Zeitung relatórios.
Em 2024, a fundação recebeu um total de 340 pedidos de financiamento, dos quais 218 foram aprovados. A taxa de rejeição aumentou para 36 por cento, o que se deve a um aumento nas candidaturas de fora do cantão. O que é particularmente digno de nota é que 74 projectos foram financiados por mais de 10.000 francos, o que representa 88 por cento do montante total do financiamento. Um dos maiores beneficiários é a Uri Art Association, que recebe os recursos financeiros para operar a Uri House of Art. Outras instituições de destaque, como o Teatro Uri, a Tellspielgesellschaft Altdorf e o Museu Suíço dos Transportes, também receberam quantias significativas.
Financiamento diversificado de projetos
No ano passado, a Fundação Datwyler não só apoiou grandes projectos, mas também apoiou 144 iniciativas mais pequenas com montantes entre 200 e 10.000 francos, principalmente de associações Uri. Os projetos apoiados incluem eventos como o TonArt Festival, SingUri e o Bergwaldprojekt. Estas iniciativas estão espalhadas por todo o cantão, incluindo locais como Seelisberg, Isenthal, Urnerboden e Realp, permitindo à fundação ter uma ampla influência na vida cultural e social da região.
Outra vertente do trabalho da fundação são os projetos próprios, implementados desde 2020. Inclui, entre outras coisas, o projeto Danioth Digital, que foi ampliado para incluir uma sala de aula com unidades de ensino gratuitas. Outros formatos como projetos de geração em casas Uri, “Cultura na Horta” e passeios escolares para turmas Uri mostram o esforço da fundação em atuar na própria região. Está previsto para o verão de 2025 um ciclo de concertos sob o lema “Cultura no Jardim”, complementado por ofertas como “Exercício no Jardim” como opção desportiva ao ar livre.
Focos temáticos e projetos futuros
Em 2024, a Fundação Datwyler dedicar-se-á cada vez mais às disciplinas MINT (matemática, ciências da computação, ciências naturais e tecnologia) e à proteção da biodiversidade. É dada especial atenção a um projecto de plantação de árvores que visa tornar a Floresta Uri mais resiliente às alterações climáticas. Estas medidas específicas sublinham a responsabilidade que a fundação assume para a região, tanto em termos culturais como ecológicos.
O amplo compromisso da Fundação Dätwyler é uma parte importante do apoio ao trabalho de caridade no cantão de Uri e mostra como tal fundação pode contribuir de forma sustentável e diversificada para a promoção da cultura e da comunidade, como Swissinfo relatado. O foco em projetos e iniciativas locais garante que o financiamento permaneça na região e beneficie diretamente a população.