Ministros da Economia reúnem-se em Estugarda: espírito empreendedor para o futuro!
Os ministros da Economia reunir-se-ão em Estugarda nos dias 3 e 4 de junho de 2025 para promover o empreendedorismo e a inovação.

Ministros da Economia reúnem-se em Estugarda: espírito empreendedor para o futuro!
Uma importante reunião dos ministros da economia dos estados federais acontecerá em Stuttgart, presidida pela presidente em exercício, Dra. Nicole Hoffmeister-Kraut. O evento de dois dias terá lugar no conceituado Museu Mercedes-Benz, tendo como tema principal o empreendedorismo positivo e as oportunidades de inovação e criação de valor associadas através de start-ups e sucessão empresarial. Esta sessão visa melhorar as condições de enquadramento para os fundadores e, em particular, promover a independência entre os jovens. O foco está em aspectos centrais como financiamento e superação de desafios da legislação trabalhista, a fim de reduzir entraves burocráticos e atrair especialistas talentosos.
Na primeira noite, Ola Källenius, CEO do Grupo Mercedes-Benz, aparecerá como orador principal juntamente com Jonas Andrulis, fundador e CEO da Aleph Alpha. Katherina Reiche, Ministra Federal da Economia e Energia, enriquecerá a conferência no dia 5 de junho e participará nas discussões. Dada a rica tradição de Baden-Württemberg na indústria automotiva, o Dr. Hoffmeister-Kraut enfatiza o papel do país como um local importante para fundadores.
O melhor centro de start-ups da Europa em resumo
A relevância do tema empreendedorismo é sustentada pelas premiações atuais. O Financial Times nomeou UnternehmerTUM, o principal centro de start-ups da Alemanha, como o melhor da Europa. De acordo com a classificação “Europe’s Leading Start-Up Hubs”, o UnternehmerTUM está no topo dos 125 centros de start-up europeus. A Hexa em Bruxelas e a britânica SETsquared ficam em segundo e terceiro lugares. UnternehmerTUM é particularmente impressionante com a sua forte rede, que inclui grandes empresas, empresas de médio porte, investidores, instituições de pesquisa e atores políticos.
Os alunos da Universidade Técnica de Munique (TUM) têm a oportunidade de se beneficiar dos cursos da UnternehmerTUM como parte de seus programas de graduação. Para este ranking foram também inquiridos graduados dos centros de start-ups, bem como investidores, empreendedores e investigadores, sendo também tidos em conta na avaliação os sucessos das start-ups. As realizações do UnternehmerTUM representam, portanto, uma base sólida para as discussões na conferência em Stuttgart e mostram quais oportunidades e desafios o cenário de start-ups na Alemanha oferece.
Em resumo, a troca de conhecimentos e experiências na reunião dos ministros da Economia será um passo importante para um maior apoio às iniciativas de start-up e ao fortalecimento do espírito empreendedor na Alemanha.