Roggenzell celebra a consagração dos sinos: um novo capítulo para São Galo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A paróquia de Roggenzell planeja consagrar um novo sino para a reforma da Igreja de São Galo em 2 de junho de 2025.

Die Kirchengemeinde Roggenzell plant die Weihe einer neuen Glocke zur Renovierung der Kirche St. Gallus am 2. Juni 2025.
A paróquia de Roggenzell planeja consagrar um novo sino para a reforma da Igreja de São Galo em 2 de junho de 2025.

Roggenzell celebra a consagração dos sinos: um novo capítulo para São Galo!

A paróquia de Roggenzell iniciou uma viagem emocionante: a compra de um novo sino para a Igreja de São Galo está a todo vapor. Uma inspeção de rotina revelou que os antigos sinos apresentavam sinais de envelhecimento e a torre sineira de 1703 necessitava de obras de renovação. Roman Schmid, o especialista em sinos da Diocese de Rottenburg-Stuttgart, caracterizou os sinos da igreja como um sino barroco histórico único, com raízes que remontam a 1614.

Ao longo da história, muitos dos sinos originais foram perdidos durante as guerras mundiais, porém quatro dos cinco sinos originais retornaram para Roggenzell. O projeto do novo sino foi lançado há quatro anos, embora com alguma resistência. O projeto é financiado integralmente através de donativos, necessitando a freguesia de cerca de 45 mil euros. Até o momento, cerca de metade desse valor foi arrecadado.

O novo sino e sua consagração

O novo sino pesa 160 quilos e foi fundido pela empresa Perner em Passau. Ele assumirá o toque diário da igreja, enquanto os demais sinos continuarão a tocar nos cultos e feriados. Para permitir a instalação, o campanário teve que ser parcialmente restaurado, pois foi descoberta apodrecimento.

A consagração do novo sino ocorreu no âmbito de um serviço comemorativo. Este sino é dedicado ao filho da comunidade, Faustinus Mennel, que fundou o mosteiro franciscano em Bonlanden. A inscrição que adorna o sino vem do Evangelho de Marcos e clama: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura”.

Paralelamente aos acontecimentos em Roggenzell, os católicos de Aalen também têm motivos para estar felizes. Chegou um novo sino para a Igreja Católica da Santa Cruz em Hüttfeld. Este foi doado pela família Diessner e transportado pela empresa de transporte Brucker, com sede em Aalen. O sino será consagrado em cerimónia solene no domingo, 10 de julho, pelas 10h30, e complementará o quarteto de sinos existente na igreja, sendo os outros três sinos provenientes da antiga Igreja Protestante de São Marcos.

Principais detalhes do Aalen Bell

O novo sino em Aalen pesa 569 quilos e tem um diâmetro de 96,7 centímetros, o que o torna o maior dos quatro sinos. Helmut Erhardt, especialista em construção da freguesia, já descreveu o sino como tendo um som excepcional. Também é decorado com um relevo de cruz e um texto da primeira carta aos Coríntios, capítulo 13, versículo 13.

A última consagração de sinos em Aalen ocorreu há 72 anos e ocorreu na Salvatorkirche. Para apoiar o projeto, estão sendo solicitadas doações para o campanário e equipamentos elétricos, com informações de contas fornecidas.

Tanto em Roggenzell como em Aalen é claro quão vibrantes são as tradições e comunidades eclesiais e como elas se unem, mesmo em tempos difíceis, através de iniciativas como estas.