Falta de pessoal nas piscinas: procura-se mestre de natação – o verão está chegando!
Escassez de pessoal nas piscinas da Alemanha: desafios, soluções e o papel da IA. Uma olhada nos desenvolvimentos atuais.

Falta de pessoal nas piscinas: procura-se mestre de natação – o verão está chegando!
A falta de pessoal nas piscinas interiores e exteriores é um problema emergente na Alemanha. Segundo um inquérito da Associação de Empresas Municipais, 38 por cento dos agrupamentos inquiridos não tinham preenchido todas as vagas no início do mês. Este inquérito incluiu 113 operadores de agrupamentos municipais e mostra que em mais de um em cada quatro agrupamentos, mais de 10 por cento dos cargos estão vagos. Estas queixas têm um impacto direto nas operações, já que 12 por cento dos operadores tiveram que fechar temporariamente nos fins de semana na última temporada devido à falta de pessoal ou à superlotação. ZVW relatado.
A elevada procura de oportunidades de natação entre os cidadãos é satisfeita com uma oferta cada vez mais escassa de piscinas e instrutores de natação. Este problema é ainda agravado pelas alterações demográficas, que poderão aprofundar a escassez de trabalhadores qualificados nesta área. Para contrariar esta tendência, alguns operadores estão a contar com tecnologias modernas, como a vigilância por vídeo baseada em IA, para apoiar os nadadores. 34 por cento dos operadores pretendem utilizar sistemas de IA para supervisão da água nos próximos três anos, embora a utilização de tais tecnologias seja complexa e dispendiosa devido ao maior esforço de câmara em piscinas exteriores.
Desafios para a indústria de banheiros
Os desafios na indústria de piscinas também são destacados pelos resultados de um estudo liderado pelo Prof. Jürgen Franke, da Universidade de Osnabrück, explica. O estudo intitulado “Status e futuro das empresas de piscinas: o pessoal das piscinas como fator de sucesso” foi encomendado pela Sociedade Balnear Alemã. Entre outras coisas, aborda a escassez de trabalhadores qualificados e a crise energética. Entrevistas com gestores de RH em empresas de pool lançaram luz sobre a actual escassez de pessoal e possíveis medidas para atrair e reter pessoal. Cinco áreas de ação para garantir a escassez de trabalhadores qualificados são identificadas e priorizadas, conforme mostrado DGfdB explicou.
A situação nas piscinas exteriores continuou a piorar. No verão de 2023, muitas piscinas exteriores tiveram de permanecer fechadas porque faltam cerca de 3.000 campeões de natação em todo o país, como afirma a Associação Federal de Mestres de Natação Alemães (BDS). O trabalho de mestre de natação é caracterizado por uma grande responsabilidade, mas o baixo salário inicial de apenas 2.200 euros brutos dissuade potenciais candidatos. Armin Bölke, mestre de natação de Mundelsheim em Baden-Württemberg, descreve detalhadamente os desafios que o seu trabalho acarreta e enfatiza o stress psicológico causado pelo seu papel como salva-vidas e a atmosfera negativa causada pelos tumultos e abuso de drogas na piscina exterior.
Consequências da falta de pessoal
O fardo adicional causado pela falta de pessoal significa que cerca de 80 das mais de 6.000 piscinas interiores e exteriores na Alemanha têm de fechar todos os anos. Ao mesmo tempo, a Sociedade Alemã de Salvamento de Vidas (DLRG) alerta que 59% das crianças de dez anos não sabem nadar com segurança. Isto pode ser devido ao declínio nas aulas de natação e é outro sinal de alerta para a futura capacidade de natação da nova geração.
A combinação dos desafios actuais nas empresas de piscinas e as profundas mudanças sociais podem pôr em perigo a cultura da natação na Alemanha a longo prazo se não forem encontradas soluções adequadas.