A menstruação como um tabu: milhões de mulheres estão finalmente exigindo abertura!
No Dia Mundial da Menstruação de 2025, mais de 85% das mulheres discutirão o tema tabu da menstruação e exigirão mais educação.

A menstruação como um tabu: milhões de mulheres estão finalmente exigindo abertura!
Hoje, 27 de maio de 2025, marca o Dia Mundial da Menstruação, uma ocasião que destaca os muitos desafios que as mulheres enfrentam em relação à menstruação. Uma pesquisa recente, realizada pela Forsa em nome da KKH Kaufmännische Krankenkasse, mostra que a maioria das mulheres ainda considera a menstruação um tema tabu. 85% das mulheres entrevistadas acreditam que há pouca ou nenhuma discussão sobre menstruação em público. Isto realça a contínua estigmatização social deste processo natural.
A pesquisa abrange 1.002 mulheres de 14 a 50 anos e abrange diversos aspectos do ciclo feminino. 91% dos entrevistados consideram preocupante a falta de informação sobre a influência da menstruação e dos hormônios na saúde. Outro resultado interessante do inquérito é que cerca de 60% das mulheres documentam o seu ciclo, sendo a proporção de mulheres mais jovens (14-29 anos) ainda maior, superior a dois terços.
Aspectos de saúde e consciência do ciclo
O KKH enfatiza que a primeira menstruação geralmente ocorre entre os 11 e os 15 anos. A menopausa, por outro lado, geralmente começa entre os 45 e os 55 anos. 76% das mulheres acreditam que a adaptação do seu quotidiano às diferentes fases do ciclo tem efeitos positivos na sua saúde física e emocional. As mulheres mais jovens, em particular, consideram esta tendência, conhecida como sincronização de ciclos, valiosa e orientada para o futuro.
O exercício e a dieta alimentar também podem ser adaptados ao ciclo, o que ajuda a aliviar o desconforto associado à menstruação. 80% dos entrevistados entendem que as mulheres precisam ligar dizendo que estão doentes devido a problemas menstruais.
Eliminar tabus no desporto e aumentar a consciência social
No desporto, há esforços crescentes para eliminar tabus em torno da menstruação. Atletas femininas são abertas sobre seu ciclo e discutem sua menstruação em entrevistas. A Federação Alemã de Futebol também deu um passo importante na sensibilização com o seu slogan “Vamos conversar Períodos” a partir de 2023.
Visitar plataformas que tratam de temas relacionados à menstruação e seus tabus sociais, como Vulvani, mostra que a consciencialização sobre a menstruação e o seu impacto na vida das mulheres está a aumentar.
Em resumo, o Dia Mundial da Menstruação pode dar um contributo importante para promover a conversa há muito esperada sobre a menstruação e reduzir o estigma a ela associado. O inquérito e as iniciativas no desporto são passos na direção certa, mas ainda há muito trabalho a ser feito para permitir uma discussão aberta e informativa.