ESCÂNDALO: Três estados federais estão processando contra as diretrizes do G-BA – a saúde está em risco!
Baden-Württemberg, Schleswig-Holstein e Saxônia-Anhalt estão processando em 2025 os regulamentos de quantidade mínima do G-BA, a fim de evitar gargalos no fornecimento.

ESCÂNDALO: Três estados federais estão processando contra as diretrizes do G-BA – a saúde está em risco!
Um clamor de todo o sistema de saúde na Alemanha:Baden-Württemberg,Schleswig-HolsteineSaxônia-Anhaltcoloquei os sinos de alarme tocando! Na terça-feira, os ministros da saúde desses estados federais revelaram a SENSAÇÃO que pode prejudicar o atendimento de centenas de milhares de pacientes. Eles estão processando as exigências estritas do Comitê Misto Federal (G-BA) e exigem uma revisão fundamental da devastadora quantidade mínima e dos requisitos de pessoal!
O fundo é chocante! A ação visa determinar se os requisitos do G-BA continuam a ser consistentes com a responsabilidade indispensável dos estados pelos cuidados hospitalares. Tixio relata que o tratamento hospitalar de bebés prematuros com peso inferior a 1.250 gramas é particularmente afectado - estas medidas estão a pôr à prova a qualidade de vida e as possibilidades de sobrevivência dos nossos concidadãos mais vulneráveis!
Saúde à beira do abismo
A situação não poderia ser mais catastrófica! Os requisitos do G-BA, que estipulam um número mínimo de 25 bebés prematuros a serem atendidos por ano a partir de 2024, estão a colocar as clínicas sob enorme pressão. Em 2023, a quantidade mínima ainda era de 20, o que já causava enormes gargalos. Revista Médica deixa claro que aumentar a quantidade mínima para transplantes de células estaminais alogénicas para 40 por ano limita draconianamente as opções de fornecimento!
Este desenvolvimento não só surpreendeu os países afectados, mas também colocou à prova todo o planeamento hospitalar! Os ministros da saúde, incluindo o homem verde Lucha, de Baden-Württemberg, descreveram a medida como um “último recurso necessário” para defender a soberania de planeamento dos estados. Que outra escolha tem o país senão defender-se contra as sanções iminentes, que poderão resultar no encerramento de clínicas e em restrições massivas na gama de cuidados a partir de 2026?
Escassez de pessoal e gargalos de abastecimento
Surpreendentemente pouca atenção é dada à situação catastrófica do pessoal em muitas clínicas! Embora os novos requisitos mínimos de pessoal de saúde mental tenham sido introduzidos em 2020, muitas instalações estão a lutar para cumprir os requisitos. O Bundestag De acordo com isto, apenas metade de todas as instalações irá satisfazer os requisitos críticos no quarto trimestre de 2023. O que se segue são cortes nos hospitais e escassez de abastecimento que levam as pessoas doentes e necessitadas ao desespero!
Os estados concordam: estes regulamentos devem ser postos à prova imediatamente! Caso contrário, muitas clínicas e, portanto, muitas pessoas em situações agudas correm o risco de ter dificuldades para obter o tratamento de que necessitam com urgência. O anúncio de que serão impostas sanções rigorosas a partir de 2026 alimenta ainda mais o alarme no sector da saúde!
Um tribunal final decidirá agora: Será que os receios dos três países serão ouvidos, ou serão as sombrias orientações do G-BA consolidadas para os próximos anos? A luta por cuidados de saúde justos apenas começou e poderá virar de cabeça para baixo toda a estrutura do sistema de saúde alemão.