Novos direitos dos passageiros aéreos: é quanto dinheiro você recebe por atrasos!
Saiba tudo sobre os novos direitos dos passageiros aéreos da UE e o seu impacto nos passageiros, nas companhias aéreas e nos pedidos de indemnização.

Novos direitos dos passageiros aéreos: é quanto dinheiro você recebe por atrasos!
Os ministros dos transportes da UE chegaram a acordo sobre novos direitos dos passageiros aéreos que irão rever o sistema existente de pagamentos de compensação. Este avanço é uma resposta aos desafios atuais que os viajantes enfrentam devido aos atrasos nos voos. O pagamento das indemnizações passa a ser fixado da seguinte forma: 250 euros para voos até 1.500 km, 400 euros para voos até 3.500 km e 600 euros para voos de longo curso superiores a 3.500 km, como Jornal Bietigheim relatado. Esses ajustes poderão ter impactos de longo alcance no comportamento e desempenho das viagens aéreas.
As companhias aéreas argumentam que muitas vezes não conseguem fornecer uma aeronave e tripulação de substituição no prazo de três horas. Na verdade, inquéritos realizados pela associação de lobby alemã BDL mostram que 73% dos passageiros só estão dispostos a reclamar uma indemnização após cinco horas de atraso. Apenas 21% consideram importante pagar uma indemnização após apenas três horas, mesmo que isso signifique uma chegada tardia. As companhias aéreas e as associações temem que, se houver pagamentos de indemnizações elevados, um voo adicional seja renunciado em caso de dúvida, razão pela qual cinco horas é considerado um prazo melhor.
Desenvolvimento dos direitos dos passageiros aéreos
Os direitos dos passageiros aéreos evoluíram continuamente ao longo dos anos. As primeiras regulamentações nacionais para proteger os passageiros entraram em vigor nos primeiros anos das viagens aéreas. Um marco importante foi a Convenção de Montreal de 1999, que redefiniu a responsabilidade das companhias aéreas por atrasos e perda de bagagem. O Regulamento UE 261/2004, que entrou em vigor em 17 de fevereiro de 2005, introduziu um sistema abrangente de compensação e serviços de apoio aos passageiros.
O regulamento regula as reclamações dos passageiros contra as companhias aéreas em caso de atrasos, cancelamentos ou recusa de embarque. Em particular, as companhias aéreas são obrigadas a oferecer aos passageiros afetados serviços de apoio, como refeições, alojamento em hotéis e transportes alternativos. Ao abrigo destes novos regulamentos, espera-se que tanto os passageiros como as companhias aéreas tenham uma compreensão mais clara dos seus direitos e obrigações, o que poderá levar a melhores experiências de viagem a longo prazo, de acordo com informações do Atraso de voo SOS.
Globalmente, o ajustamento contínuo dos direitos de voo é um passo importante para reforçar os direitos dos passageiros e garantir um tratamento justo na indústria da aviação. Com os regulamentos de compensação recentemente planeados, espera-se que a pressão sobre as companhias aéreas aumente para encontrar soluções mais eficientes para atrasos e cancelamentos.