Besigheim: a cidade vinícola mais bonita da Alemanha convida você a descobri-la!
Descubra Besigheim, a cidade vinícola mais bonita da Alemanha. Saiba mais sobre festivais de vinho, casas históricas em enxaimel e paisagens pitorescas.

Besigheim: a cidade vinícola mais bonita da Alemanha convida você a descobri-la!
Besigheim, uma cidade pitoresca entre vinhedos e casas em enxaimel, foi eleita a cidade vinícola mais bonita da Alemanha em uma pesquisa de audiência de 2010 na televisão MDR. A comunidade, que supera mais de 40 cidades, tem cerca de 13 mil habitantes e é cercada pelos rios Neckar e Enz, cujas margens são plantadas com vinhedos. As condições climáticas especiais, com falésias calcárias e muros de pedra seca, armazenam calor e reflectem luz, o que é ideal para a viticultura. Alto Mercúrio A cidade também oferece um impressionante centro histórico com muralhas bem preservadas e casas tortas em enxaimel.
A Felsengartenkellerei, uma associação de produtores de vinho locais, tornou-se conhecida como a melhor cooperativa vinícola alemã. A próxima oportunidade de provar os vinhos da região é o festival do vinho, que acontece a cada dois anos - o próximo festival é de 19 a 22 de setembro de 2025. Estes eventos não são apenas uma celebração do vinho, mas também uma forma de vivenciar a identidade cultural de Besigheim.
Locais históricos
Besigheim tem inúmeras testemunhas de sua história com a Schochenturm, uma torre defensiva de 1220, e a histórica prefeitura em enxaimel, construída em 1459. A prefeitura, uma das mais belas do sul da Alemanha, apresenta murais renascentistas, tetos de estuque barroco e um relógio do século XIX. O Pfründhaus em Pfarrgasse, que já serviu como lar de idosos para o clero, e as numerosas torres que apontam para a história medieval da cidade são evidências do rico passado da cidade.
A cidade está pitorescamente situada numa colina e convida os visitantes a permanecer nos numerosos restaurantes e bares de vinho para desfrutar das delícias culinárias e das variedades de vinho. A zona envolvente é caracterizada pelas encostas suaves das vinhas que se estendem directamente ao longo dos rios. Lugares da Alemanha destaca o fascínio de Besigheim e enfatiza que a cidade foi documentada pela primeira vez em 1153 em um documento do rei Frederico I Barbarossa.
A cultura do vinho em Württemberg
Besigheim está localizada na região vinícola de Württemberg, conhecida por suas diversas variedades de vinho. No médio Taubertal, onde está localizada Besigheim, crescem variedades de uvas brancas e tintas. Müller-Thurgau e Schwarzriesling são particularmente comuns. Os vinhos desta zona são conhecidos pelo seu bouquet suave e expressivo, predominando os vinhos secos e semi-secos. Turismo BW destaca ainda a casta indígena Tauberschwarz, que é uma iguaria regional especial.
No geral, Besigheim não reflete apenas a bela paisagem e a rica história, mas também a cultura vinícola profundamente enraizada que sempre cativa os visitantes.