Cúpula Ferroviária em Stuttgart: O futuro do tráfego ferroviário está à beira!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Railway Summit em Stuttgart em 1º de julho de 2025: Progresso e desafios na digitalização do transporte ferroviário em BW.

Bahngipfel in Stuttgart am 01.07.2025: Fortschritte und Herausforderungen bei der Digitalisierung des Schienenverkehrs in BW.
Railway Summit em Stuttgart em 1º de julho de 2025: Progresso e desafios na digitalização do transporte ferroviário em BW.

Cúpula Ferroviária em Stuttgart: O futuro do tráfego ferroviário está à beira!

Em 1º de julho de 2025, uma cúpula ferroviária ocorre em Stuttgart, na qual os representantes altos do Governo do Estado e Deutsche Bahn (DB) participam. Sob a direção do primeiro-ministro Winfried Kretschmann e do ministro dos Transportes Winfried Hermann, eles discutem o desenvolvimento futuro do transporte ferroviário em Baden-Württemberg. Richard Lutz, CEO do DB, e Philipp Nagl, o CEO da DB Infrago, também estão presentes. O objetivo da cúpula é melhorar os eixos principais, distâncias laterais, nós grandes, estações de trem, bem como projetos de transporte locais e a digitalização do trilho.

A cúpula ferroviária ocorre em um momento crucial, porque a necessidade de modernizar e digitalizar a infraestrutura ferroviária está se tornando cada vez mais urgente. Especialistas enfatizam que o tráfego ferroviário deve ser revolucionado por processos pontuais e confiáveis, bem como um tempo aumentado dos trens. O Plano de Turno de Trânsito prevê a digitalização para promover mais rapidamente, pelo qual o foco está no projeto "Digital Schiene Alemanha". No entanto, este projeto foi interrompido por enquanto desde o seu planejamento em 2018, conforme relatado.

Desafios na digitalização

A infraestrutura ferroviária atual é caracterizada por tecnologia desatualizada, o que leva a atrasos e operação eficiente na Alemanha. Muitas vezes, os trens precisam parar se dirigirem na mesma faixa, que poderia ser evitada pelo controle digital moderno. Um aspecto importante da cúpula será a discussão sobre a conversão para o sistema de controle de trens europeu (ETCS), que já foi implementado em países como Áustria, Suíça e Noruega.

No entanto, na Alemanha, no entanto, apenas duas rotas com ETCS estão atualmente em operação. A condição das caixas de sinal é preocupante: existem mais de 565 obras de sinal mecânico e mais de 1000 estações de revezamento, enquanto os trabalhos modernos de sinal digital são usados ​​apenas em uma extensão limitada. O projeto Stuttgart 21 é considerado para a frente porque deve ser o primeiro com a caixa de sinal digital e o ETCS.

financiamento e perspectivas futuras

A situação financeira de digitalização é outro desafio; Os custos da "Alemanha Rail Digital" agora são de 68,9 bilhões de euros depois de serem originalmente avaliados em 32 bilhões de euros. Portanto, o DB Infrago interrompeu temporariamente a digitalização para se concentrar na reforma das rotas existentes. Embora a ferrovia e o Ministério do Transporte reajam à estratégia de digitalização, o processo de coordenação é descrito como caótico.

As vozes críticas da indústria, bem como a pressão sobre o ministro federal dos transportes Volker Wissing, finalmente tomarão medidas claras para continuar a digitalização. É necessário um controle total central do Ministério Federal de Digital e Transporte para tornar os desenvolvimentos mais eficientes e direcionados.

Ao mesmo tempo, a Diretoria Regional de Baden-Württemberg apresentará seu atual relatório do mercado de trabalho para junho hoje. Também em Freiburg, o julgamento é esperado contra um homem de 35 anos que teria matado sua esposa em junho. Devido a novas evidências, o processo se estende por mais tempo do que o esperado, enquanto o promotor público está pedindo uma condenação por assassinato.