Baker: Flexibilidade e turno noturno para novos estagiários em Heilbronn!
Descubra como funcionam as padarias de Heilbronn no fim de semana de Pentecostes, desafios no recrutamento de estagiários e na adaptação às novas tendências.

Baker: Flexibilidade e turno noturno para novos estagiários em Heilbronn!
Há uma tendência na região de Heilbronn-Franconia de que cada vez mais padarias abram durante feriados e fins de semana. Durante o Pentecostes, muitas empresas estão abertas, enquanto outras permanecem fechadas. Isto mostra a crescente flexibilidade que as padarias necessitam para competir por estagiários. Isto também é confirmado por [SWR](https://www.swr.de/swraktuell/baden-wuerttemberg/heilbronn/baecker-broetchen-sonntag- Feiertag-nachtarbeit-arbeit-100.html), onde a padaria Förch de Erlenbach, no distrito de Heilbronn, implementou uma operação em dois turnos.
Felix Gosch, diretor administrativo da padaria Förch, enfatiza que trabalhar nos finais de semana e feriados faz parte de ser padeiro. Apesar do menor quadro de funcionários aos domingos e da maioria dos funcionários ter esse dia de folga, a produção de pretzels e pãezinhos acontece todos os dias. A matinale começa às 7h, o que é particularmente atraente para os jovens iniciantes na carreira. O turno noturno oferece benefícios adicionais aos colaboradores, como mais tempo livre durante o dia e auxílio-noite.
O desafio dos jovens talentos
Apesar de um aumento de 11% no número de estagiários de padaria em 2024, encontrar novos estagiários continua a ser um desafio. Para os vendedores de panificação, as empresas chegaram a registrar um aumento de 22% no número de treinamentos. No entanto, Felix Gosch relata que ainda não percebeu nenhum desses números crescentes. Ele ainda vê o comércio de panificação como valioso porque você pode ver diretamente o que criou.
A situação geral do mercado de trabalho da panificação é complexa. O trabalho do padeiro inclui a produção de pães, pãezinhos e outros produtos de panificação com ingredientes como farinha, leite e fermento (salto na carreira). O horário de trabalho é tradicional, com muitos padeiros começando às 2 ou 3 da manhã e muitas vezes trabalhando até as 10 da manhã.
Perspectivas e desafios
O período de formação dura três anos e a maioria dos formandos possui diploma do ensino secundário. Mesmo os candidatos sem certificado de conclusão escolar têm a possibilidade de receber formação. Os padeiros não devem apenas ser criativos, mas também dominar técnicas, como operar máquinas de amassar automáticas. As tendências atuais na indústria indicam um desejo crescente por produtos ricos em fibras, orgânicos e grãos integrais.
Apesar de alguns desenvolvimentos positivos, a indústria enfrenta um declínio: entre 2012 e 2019, o número de padarias caiu de 13.600 para 10.500. O número de funcionários também caiu de 290 mil para 266 mil. Embora o comércio de panificação ofereça perspectivas sólidas, não é uma indústria em expansão. O salário médio de um padeiro ronda os 2.350 euros brutos por mês, com um salário inicial a rondar os 1.700 a 2.000 euros.
No geral, mostra que o comércio de panificação oferece desafios e oportunidades. Em particular, a procura de jovens talentos e a adaptação às novas condições de mercado serão cruciais para o futuro desta indústria.