A arte doce: insights sobre a sedutora história das sobremesas de Dresden
Experimente a exposição “The Sweet Art” sobre a história da confeitaria de Dresden. Duração até janeiro de 2026.

A arte doce: insights sobre a sedutora história das sobremesas de Dresden
A primeira grande exposição dos Arquivos Culinários Alemães será inaugurada na Biblioteca Estadual de Dresden em 11 de junho de 2025. Esta mostra é dedicada à “arte doce” e à história cultural da confeitaria e sobremesas e vai até meados de janeiro de 2026. Cobrindo um período fascinante de 1800 até o presente, diversos aspectos das iguarias doces são iluminados. Alto diesachsen.de As exposições contam a história de ingredientes importantes como o açúcar e o cacau e mostram o desenvolvimento de inúmeras criações doces.
Na exposição, os visitantes podem compreender os primórdios da confeitaria, bem como a história da forma e do artesanato da produção de confeitaria. A mostra também oferece uma perspectiva científica sobre alimentos doces – do pudim ao caramelo. Um destaque especial da exposição é uma mesa de sobremesas encenada de 1830, que mostra de forma impressionante como eram preparados os doces, sorvetes e bombons da época. Uma estação olfativa convida o público a experimentar de perto diferentes aromas.
Programa diversificado e inventário exclusivo
A programação inclui não só explorações culturais, mas também oficinas de sobremesas e palestras científicas que aprofundam conhecimentos teóricos sobre alimentos doces. Os curadores sublinham que os diversos pratos doces são também uma expressão de desenvolvimentos estéticos. Além de livros de receitas, cardápios históricos e mídias audiovisuais podem ser encontrados nos Arquivos Culinários Alemães, que conta com um estoque impressionante de mais de 50.000 itens culinários desde sua fundação em 2022. Loud slub-dresden.de Estas valiosas coleções foram adquiridas com o apoio da Fundação Cultural dos Estados, entre outras, e incluem contribuições proeminentes de personalidades como Ernst Birsner, Walter Putz, Wolfram Siebeck e Eckart Witzigmann.
A exposição também aborda as mudanças no design dos pratos doces ao longo dos séculos, bem como a influência da industrialização e do comportamento do consumidor na confeitaria. Objetos adicionais, como livros de confeitaria e sobremesas, bem como gravuras históricas e cardápios de coleções particulares e empréstimos de instituições, incluindo as Coleções de Arte do Estado de Dresden e o Museu da Cidade de Dresden, completam a oferta.
“A Arte Doce” não é apenas uma homenagem às iguarias doces, mas também uma viagem no tempo pela história da pastelaria. Os visitantes podem esperar uma exploração fascinante do significado cultural e histórico dessas delícias.