Arte sob as estrelas: a coleção Domnick brilha em seu estado original!
A Coleção Domnick em Nürtingen é apresentada em seu estado original após 50 anos - um símbolo de reconciliação e arte.

Arte sob as estrelas: a coleção Domnick brilha em seu estado original!
Em 7 de outubro de 2025, as obras de arte da Coleção Domnick em Nürtingen foram novamente apresentadas em seu estado original. A suspensão original, desenhada pelos colecionadores de arte Greta e Ottomar Domnick, foi reconstruída com sucesso. Uma cerimónia de encerramento do projeto, que contou com a presença de convidados de alto nível como Heiko Engling, Diretora Ministerial do Ministério das Finanças de Baden-Württemberg, Patricia Alberth, Diretora Geral do SSG, e o Cônsul Geral francês Gaël de Maisonneuve, sublinhou a importância deste regresso às raízes.
A disposição das obras tem um significado mais profundo; Pretende enviar um sinal de compreensão e ilustrar o compromisso dos Domnicks com a reconciliação após a Segunda Guerra Mundial. Há mais de 50 anos, o casal Domnick legou a coleção ao estado de Baden-Württemberg e hoje a sua obra de arte moderna completa, que combina elementos de paisagem, arquitetura e arte, é novamente apresentada na sua forma original. O Diretor Ministerial Engling enfatizou que a coleção é mais do que apenas a soma das suas partes e representa uma ponte importante entre a França e a Alemanha.
Um espaço de autenticidade
No evento, Patrícia Alberth ressaltou a importância da autenticidade do espaço. Ela explicou que a visão dos Domnicks tornou-se visível novamente depois que as mudanças feitas após a grande reforma em 2005 foram revisadas. As obras de arte já haviam sido colocadas em uma nova ordem, o que conferiu à exposição um desenho histórico-artístico, mas apresentou menos obras. O retorno à suspensão original permite agora aos visitantes compreender melhor as intenções e o conceito artístico dos Domnicks.
A Coleção Domnick não tem apenas significado local, mas também nacional. Os Domnicks organizaram a primeira aparição internacional de artistas abstratos alemães na feira de arte Le Salon des Réalités Nouvelles, em Paris, em 1948, o que foi um passo importante para a percepção da arte alemã após a guerra. O retorno da coleção ao seu arranjo original não é, portanto, apenas uma restauração de arte, mas uma declaração cultural significativa.
Os interessados podem encontrar mais informações sobre a coleção e seu conteúdo no site da Coleção Domnick. Também podem ser encontrados vídeos incorporados e outros conteúdos interativos que documentam a história e o valor da coleção.