Hochdorf está florescendo: os idosos gostam de comer juntos e de serem criativos!
Em Hochdorf, os voluntários apoiam atividades conjuntas para idosos com a iniciativa “Dorfwerken” para prevenir a solidão.

Hochdorf está florescendo: os idosos gostam de comer juntos e de serem criativos!
A iniciativa “Dorfwerken” é muito popular em Hochdorf. Nove voluntários estão neste momento a preparar um almoço semanal para idosos. Esta iniciativa pretende promover atividades partilhadas e assim contrariar a solidão na velhice. Em particular, o grupo de trabalho Seniors at Talbach (SamT) teve de ser encerrado devido à falta de jovens e à idade dos ajudantes. Em resposta a isto, foi lançado o projeto “Quartier 2030 – Moldando o envelhecimento juntos em Hochdorf”, que é apoiado pelo distrito de Esslingen e pelo estado.
O conceito “Dorfwerken” foi criado em 2022 com base nos desejos e necessidades dos cidadãos mais velhos, como parte de um processo de participação cidadã. Destina-se a idosos já aposentados ou prestes a se aposentar e que desejam mais tempo para atividades compartilhadas. O objetivo do “Dorfwerke” é que os idosos desenhem eles próprios projetos e aproveitem a vida na comunidade.
Programa diversificado para idosos
A iniciativa oferece uma ampla programação que inclui, entre outras atividades, oficinas de pintura, artes e ofícios, danças folclóricas, exposições e leituras. Eventos criativos, como pinturas gratuitas e oficinas, acontecem regularmente na antiga Igreja da Paz. Os idosos são incentivados a se reunir, iniciar projetos e discutir temas. Além disso, em cooperação com as paróquias, realiza-se um almoço sénior “Comida e mais…” no centro comunitário protestante, que também é muito bem recebido.
As tardes de jogos semanais, que decorrem em colaboração com o centro juvenil Skunk, são particularmente populares. Estes eventos aproximam os seniores dos jovens e das famílias e promovem o intercâmbio entre gerações. Ténis de mesa e vários jogos são oferecidos como parte destas reuniões. Outro destaque da mesa do almoço é a cantoria conjunta após a refeição, acompanhada por Franz Keckeisen ao acordeão.
Neutralizar o isolamento
Beate Schmid, que participa ativamente da iniciativa, enfatiza a importância do contato pessoal na comunidade. O isolamento representa um sério risco à saúde dos idosos, por isso é tão importante oferecer almoço e outras atividades. O interesse por estas ofertas é cada vez maior, existindo também a oportunidade para os seniores se envolverem e contribuírem com as suas próprias ideias.
A terceira edição revisada do “Guia do Idoso” está disponível para informações adicionais e anúncios sobre eventos futuros. As datas são publicadas tanto no diário comunitário como na página inicial da iniciativa. Um ouvido aberto para novas ideias e iniciativas é sempre bem-vindo.
Mais detalhes sobre essas ofertas valiosas podem ser encontrados nos sites Jornal Esslinger e Ativo em ser lido.