Guerra de gangues em Altbach: a violência no funeral aumenta dramaticamente!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Ataque com granada de mão em Altbach: Dois anos após o crime, o julgamento mostra como o crime de gangues está aumentando na região.

Handgranatenanschlag in Altbach: Zwei Jahre nach der Tat zeigt der Prozess, wie Bandenkriminalität in der Region eskaliert.
Ataque com granada de mão em Altbach: Dois anos após o crime, o julgamento mostra como o crime de gangues está aumentando na região.

Guerra de gangues em Altbach: a violência no funeral aumenta dramaticamente!

Em Altbach, uma cidade do distrito de Esslingen, um funeral há dois anos resultou num terrível ataque com granadas de mão. O suspeito do crime, um jovem de 23 anos, jogou uma granada de mão na multidão durante a cerimônia, ferindo pelo menos 15 pessoas. O incidente é considerado um dos destaques de uma série contínua de violência que ocorre no contexto de uma guerra de gangues na área de Stuttgart. O julgamento em torno dos acontecimentos ocupa já há dois anos o poder judicial, tendo as autoridades de segurança intensificado a sua acção contra o crime organizado. Como relata Schwäbische.de, o lançador de granadas de mão foi perseguido por pessoas em luto após seu ataque, arrastado para fora de um táxi e gravemente ferido.

Três anos após o ataque, os tribunais já proferiram vários veredictos contra cerca de dez arguidos. Um homem foi recentemente condenado a cinco anos de prisão por tentativa de homicídio e lesões corporais graves. Juntamente com outros perpetradores, esteve envolvido no espancamento severo do lançador de granadas de mão, depois de este ter realizado um ataque devastador à comunidade enlutada. Já em Abril, outros cinco homens foram condenados a penas que variam entre pouco mais de três anos e quase cinco anos, também directamente relacionadas com os actos violentos. Em Junho de 2023, ocorreu um ataque com risco de vida a um oponente por vingança, o que resultou ainda numa mudança do clima de violência na região, como SWR.de aponta.

Uma imagem impressionante do crime organizado

A violência e os crimes graves na região fazem parte de um fenómeno maior de crime organizado na Alemanha, que causou danos no valor de 2,7 mil milhões de euros em 2023. Isto representa um aumento dramático em comparação com 2022, onde os danos foram de apenas 1,3 mil milhões de euros. O relatório da Polícia Criminal Federal (BKA) mostra que o aumento não é alimentado apenas pelo tráfico de drogas, mas também por um elevado nível de violência para fazer valer os próprios interesses. De acordo com ZDF.de, ocorreram 642 processos contra o crime organizado no ano passado, o que representa um ligeiro aumento em comparação com 639 processos no ano anterior.

A ação do lançador de granadas de mão é divulgada neste contexto porque ele pertence a uma gangue que atua na região de Stuttgart e está em conflito com outro grupo. As autoridades de segurança são desafiadas porque as investigações sobre crimes de gangues e confrontos violentos estão a tornar-se cada vez mais complexas. A maioria dos perpetradores não está apenas implicada na violência actual, mas também opera numa ampla rede que está regularmente envolvida em actividades criminosas.