Bärbel Bas: As reformas dos benefícios aos cidadãos dificilmente trazem quaisquer poupanças para o Estado!
O Ministro Federal do Trabalho, Bärbel Bas, comenta as novas sanções de benefícios aos cidadãos para 2025 e o seu impacto na integração no mercado de trabalho.

Bärbel Bas: As reformas dos benefícios aos cidadãos dificilmente trazem quaisquer poupanças para o Estado!
Em 22 de junho de 2025, o Ministro Federal do Trabalho, Bärbel Bas (SPD), falou no Deutschlandfunk sobre as próximas reformas no sistema de benefícios ao cidadão. Ela previu que as sanções mais duras, que entrarão em vigor a partir de 2025, dificilmente trarão poupanças significativas no orçamento federal. Apesar da rigidez dos novos regulamentos, Bas alertou contra a visão da exploração do sistema como um fenómeno de massa. Na sua opinião, a maioria das pessoas que beneficiam do benefício dos cidadãos já tem dificuldades suficientes para ganhar a vida.
Bärbel Bas apelou a uma discussão diferenciada sobre a situação dos beneficiários dos benefícios. Segundo ela, as sanções aplicam-se apenas à pequena proporção que se recusa a participar na integração no mercado de trabalho. Isto está em linha com as medidas acordadas no acordo de coligação para apoiar pessoas sem qualificação profissional ou escolar que irão receber medidas de qualificação.
Mudanças de 2025
A partir de 2025, o sistema de benefícios aos cidadãos será reforçado através de reformas significativas. Vozes críticas alertam para as dificuldades sociais e para um regresso a condições que lembram o anterior sistema Hartz IV. [Bürger-Geld] informa que as sanções por violação do dever podem atingir até 30% do requisito padrão. Estas sanções afectam, por exemplo, pessoas que faltam a uma consulta num centro de emprego ou rejeitam uma oferta de emprego razoável.
Os regulamentos também estipulam que o período de espera para verificações de activos será reduzido de dois para um ano. A partir de 2025, os cidadãos da UE devem ter vivido na Alemanha durante cinco anos para terem direito ao subsídio de cidadania. O objetivo das mudanças é uma integração mais ativa no mercado de trabalho.
Reações às reformas
- Eine 30%ige Kürzung für drei Monate bei Ablehnung eines zumutbaren Arbeitsplatzes ohne triftigen Grund.
- Eine 30%ige Kürzung für einen Monat bei Versäumnis eines Jobcenter-Termins ohne wichtigen Grund.
- Zumutbare Arbeitswege werden definiert mit einer maximalen Fahrzeit von bis zu drei Stunden täglich.
A Agência Federal de Emprego enfatiza que as inovações visam promover a integração sustentável no mercado de trabalho. No entanto, os críticos temem efeitos negativos sobre os beneficiários dos benefícios e estão incertos sobre as consequências a longo prazo das reformas. A intensificação do apoio por parte dos centros de emprego, que prevê discussões mais frequentes e controlos mais rigorosos, também encontra respostas mistas.
Finalmente, resta saber como as mudanças no dinheiro dos cidadãos irão realmente funcionar e se as poupanças planeadas serão realizadas ou não. A discussão sobre o tema certamente continuará ganhando força. [Tixio] sublinha que Bärbel Bas apela a uma perspectiva diferenciada que tenha em conta os desafios reais das pessoas afectadas.