Stuttgart permanece móvel: trabalho de trilha entre Ober- e Untertürkheim!
Mudanças importantes no tráfego ferroviário em Stuttgart-Oeste: trabalho entre Ober- e Untertürkheim até 17 de outubro de 2025.

Stuttgart permanece móvel: trabalho de trilha entre Ober- e Untertürkheim!
A Deutsche Bahn tem atualmente extensos trabalhos de construção em andamento em Stuttgart, entre Ober- e Untertürkheim. Estas medidas, que tiveram início em 13 de setembro de 2025, durarão até 17 de outubro de 2025 e visam realocar os trilhos para tráfego de longa distância e regional após a construção do túnel para Stuttgart 21. Durante este período, apenas dois dos quatro trilhos entre Stuttgart-Bad Cannstatt e Esslingen estarão disponíveis até 21 de outubro de 2025, o que levará a mudanças significativas de horários. A partir de 22 de outubro de 2025, os trens poderão voltar a circular em todos os trilhos conforme programado Ferrovia alemã relatado.
Durante este período, o tráfego ferroviário será redirecionado através dos trilhos do S-Bahn. No que diz respeito ao transporte de longa distância, as linhas ICE e EC que circulam entre Estugarda e Munique são particularmente afetadas. No entanto, uma oferta direta de hora em hora com trens ICE será fornecida nesta rota, enquanto a linha 62 (Frankfurt/Main–Estugarda–Munique–Salzburgo) terá tempos de viagem diferentes.
Mudanças no transporte regional
Há um quadro misto no transporte regional. A linha expressa regional RE 5 (Friedrichshafen – Stuttgart) funciona conforme programado, mas também para em Stuttgart-Bad Cannstatt. O MEX 16 (Ulm – Estugarda), por outro lado, está limitado à rota entre Ulm e Plochingen, pelo que os passageiros têm de mudar para outras ligações. Situação semelhante afecta a RE 6 (Tübingen – Estugarda), que só circula entre Tübingen e Plochingen, o que leva à perda de muitas ligações.
As linhas S-Bahn S1, S2 e S3 circulam a cada meia hora, mas há restrições nos finais de semana e em alguns dias da semana. O S3, em particular, só funcionará conforme programado para o aeroporto e a feira aos domingos. Um serviço de ônibus substituto também foi criado entre Backnang e Waiblingen.
A partir das 23h de 17 de outubro de 2025, um serviço de ônibus substituto também será oferecido entre Heilbronn e Bad Friedrichshall. A Deutsche Bahn recomenda que os passageiros conheçam as conexões atuais antes de iniciar a viagem e, se necessário, planejem mais tempo para suas viagens.
Revisão das rotas de fuga perto de Stuttgart 21
Paralelamente aos trabalhos nos trilhos, a Deutsche Bahn também está ocupada revisando o conceito de rota de fuga no túnel Stuttgart 21. A razão para isso são problemas geológicos durante a construção de um túnel de conexão no Túnel Filder. O plano para este túnel foi inicialmente abandonado há cinco anos e a ferrovia está agora a solicitar a aprovação de uma solução de substituição. O novo conceito prevê dois túneis paralelos com passagens transversais a uma distância máxima de 500 metros. Para efeito de comparação: o Túnel Base de São Gotardo tem passagens transversais a cada 325 metros.
Já em 2020, a escavação da primeira estrutura de ligação (VBW 1) teve de ser interrompida devido a deformações no revestimento exterior do túnel, sendo que o troço já concluído passou a ser utilizado como sala técnica. No entanto, a utilização do túnel em si não é afetada. A ferrovia planeja direcionar as rotas de fuga através do acesso de resgate sul, que passa próximo ao túnel de Wagenburg. Este acesso foi ampliado para veículos de emergência e visa melhorar as rotas de fuga Notícias de Estugarda relatado.