Estugarda introduz proibição de telemóveis nas escolas: é o que dizem os pais!
Estugarda está a planear novas regras de telefonia celular para as escolas, a fim de criar regulamentos claros e promover competências digitais.

Estugarda introduz proibição de telemóveis nas escolas: é o que dizem os pais!
O estado de Baden-Württemberg está planejando introduzir regras vinculativas para telefones celulares nas escolas de Stuttgart. Uma medida recentemente anunciada visa criar regras claras sobre a utilização de telemóveis nas escolas. Isto faz parte de uma reforma necessária da lei escolar que deverá entrar em vigor num futuro próximo. O Primeiro Ministro Winfried Kretschmann enfatiza a importância de tais regulamentações para garantir clareza jurídica às escolas.
Em Estugarda, algumas escolas, como a Escola Comunitária Schickhardt, já implementaram os seus próprios regulamentos para a utilização de telemóveis. Aqui os pais têm que pegar os celulares dos filhos depois que eles foram flagrados com o aparelho pela terceira vez nas dependências da escola. Nas duas primeiras infrações, o celular não será devolvido aos alunos até o final do dia letivo. Tais medidas servem para resolver o problema do uso excessivo de telemóveis, que é um problema em muitas escolas.
Nova base jurídica
Com a recém-inserida Seção 23, Parágrafo 2b, na Lei Escolar, as escolas em Baden-Württemberg são agora obrigadas a estabelecer regulamentos sobre o uso de dispositivos móveis em seus regulamentos escolares. Esses regulamentos ficam a critério de cada escola, mas dentro da estrutura legal estadual especificada. O objetivo desta inovação é dar às escolas mais segurança jurídica e permitir-lhes reagir com flexibilidade a desafios específicos.
A secretária de Estado da Educação, Sandra Boser, recomenda uma postura restritiva ao uso privado de telefones celulares nas escolas. Sublinha a necessidade de formar melhor os estudantes na utilização da tecnologia da informação. O objetivo é ajudar a promover a concentração dos alunos e fortalecer suas interações sociais.
Futuro da educação digital
Os objetivos desta nova legislação incluem também a promoção do sentido de responsabilidade na utilização de dispositivos digitais. Assim, o uso privado de telemóveis deverá ser largamente reduzido, tanto nas aulas como nos cuidados vespertinos. A fim de reforçar as competências digitais dos alunos, Baden-Württemberg está também a introduzir uma disciplina obrigatória de “ciências da computação e educação para os media” em todas as escolas secundárias.
Estas medidas marcam um passo claro em direcção a um futuro em que as escolas estarão melhor preparadas para os desafios digitais e os alunos estarão capacitados para utilizar a tecnologia de forma responsável. [esslinger-zeitung] relata que estas mudanças já estão a ser discutidas em muitas instituições de Estugarda, à medida que as escolas reagem aos próximos ajustamentos legais.
A proibição planeada de telemóveis nas escolas não só prova ser uma resposta necessária aos desafios actuais, mas também como parte de uma estratégia mais ampla para melhorar a educação digital em Baden-Württemberg. [stm.baden-wuerttemberg] destaca que o foco está no maior desenvolvimento pessoal dos alunos, o que é crucial num mundo cada vez mais digital.