Estugarda: o centro da cidade mais vital da Alemanha inspira com inovações!
Estugarda foi eleita o centro da cidade mais vital da Alemanha em 2025, graças aos esforços conjuntos de retalhistas e restaurantes.

Estugarda: o centro da cidade mais vital da Alemanha inspira com inovações!
Estugarda alcançou um sucesso significativo: a cidade foi eleita o “centro urbano mais vital” entre as principais cidades da Alemanha. Este prémio reconhece a impressionante interação entre vários intervenientes no centro da cidade de Estugarda, incluindo retalho, gastronomia, serviços e marketing da cidade. Torsten von Appen, chefe do departamento de desenvolvimento económico da cidade, sublinha que o esforço conjunto de todos os envolvidos é o grande responsável pela vitalidade do centro da cidade. Holger Siegle, Diretor Geral da City Initiative Stuttgart, expressa sua alegria com este reconhecimento e confirma o rumo orientado para o futuro no desenvolvimento urbano. Stuttgart está se tornando cada vez mais um centro de atração para visitantes da região, bem como do país e do exterior. Mais informações sobre o estudo estão disponíveis em IFH Colônia.
No entanto, o prémio não é apenas um motivo para comemorar, mas também uma motivação para futuros desenvolvimentos em Estugarda. O objetivo é desenvolver ainda mais o centro da cidade como um centro animado, atraente e multifuncional da capital do estado. Isto é sublinhado pela introdução da “Estratégia de Ativação e Transformação do Centro da Cidade de Estugarda e dos seus Distritos (AKUT)”. Esta estratégia faz parte de um programa federal mais amplo que aborda a viabilidade futura dos centros das cidades. Em colaboração com as partes interessadas do centro da cidade e a administração, são desenvolvidas estratégias e campos de ação personalizados, a fim de explorar o potencial e superar desafios.
Medidas estratégicas para o centro da cidade
As novas abordagens visam identificar áreas específicas de potencial e analisar os bairros centrais da cidade de forma diferenciada. Isto é feito com base no conhecimento especializado dos envolvidos no centro da cidade. Um plano estratégico definirá as áreas espaciais de acção e mostrará as futuras prioridades de desenvolvimento. Análises aprofundadas discutirão aplicações exemplares de novos conceitos de uso para que a cidade permaneça dinâmica e adaptável.
Além disso, as conclusões da pandemia da COVID-19 aumentaram a pressão sobre a transformação dos centros das cidades e dos espaços públicos. De acordo com um estudo da Fraunhofer Initiative Morgenstadt, a paisagem urbana tornou-se monótona durante a pandemia, o que levou a sociedade a exigir mudanças abrangentes nos centros das cidades. 72 por cento dos inquiridos gostariam de novos conceitos para promover a vitalidade e a multifuncionalidade dos centros das cidades. A transformação dos espaços públicos deve ser sustentável não só do ponto de vista económico, mas também do ponto de vista social e ecológico.
Steffen Braun, chefe da área de pesquisa em design de sistemas urbanos do Fraunhofer IAO, enfatiza a necessidade de pensarmos juntos sobre diferentes aspectos da vida. Conceitos inovadores pretendem criar espaços para habitação, comércio, mobilidade e logística e promover espaços públicos convidativos. A visão orientadora orientada para o futuro prevê um centro da cidade que cubra todas as necessidades sociais e ofereça espaço para abordagens democráticas, lúdicas e experimentais.