Segundo turno em Münster: é assim que você pode votar no dia 28 de setembro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O segundo turno das eleições acontecerá em Münster em 28 de setembro de 2025. Todos os cidadãos elegíveis para votar devem estar inscritos nos cadernos eleitorais.

Am 28. September 2025 finden in Münster die Stichwahlen statt. Alle wahlberechtigten Bürger müssen im Wählerverzeichnis eingetragen sein.
O segundo turno das eleições acontecerá em Münster em 28 de setembro de 2025. Todos os cidadãos elegíveis para votar devem estar inscritos nos cadernos eleitorais.

Segundo turno em Münster: é assim que você pode votar no dia 28 de setembro!

Hoje, 24 de setembro de 2025, o segundo turno das eleições em Münster está se aproximando. O gabinete eleitoral na Stadthaus 1 está aberto desde quarta-feira, 17 de setembro, e estará acessível aos cidadãos até sexta-feira, 26 de setembro. Durante esse período, os mesários podem: www.stadt-muenster.de/wahlen/wahlhelmerde ser relatado. O horário normal de funcionamento do gabinete eleitoral é de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00. Porém, na sexta-feira, 26 de setembro, o escritório fechará às 15h. Uma oferta adicional está disponível no sábado, 20 de setembro, quando o horário de funcionamento é das 8h às 16h.

Qualquer pessoa que não tenha recebido ou perdido a cédula original terá a oportunidade de solicitar uma nova cédula no sábado, 27 de setembro, das 8h às 12h. No domingo de eleições, 28 de setembro, 189 assembleias de voto em Münster estarão abertas das 8h00 às 18h00. Esses locais podem ser encontrados na carta de notificação eleitoral e online através de um mapa interativo. Informações úteis para garantir uma eleição tranquila podem ser encontradas no site da cidade. Caso não haja notificação de voto, bastará apresentar documento de identificação válido para participar na eleição.

Notificação eleitoral e registro eleitoral

Para votar, os cidadãos devem estar inscritos nos cadernos eleitorais, o que é confirmado através da recepção de uma notificação de voto. No entanto, isso não precisa ser apresentado na sala de votação. É importante que seja exigido um bilhete de identidade ou passaporte para votar. Se a notificação eleitoral não for recebida, isso poderá indicar falta de inscrição nos cadernos eleitorais. Nesse caso, a participação na eleição não será permitida, a menos que a pessoa em questão esclareça previamente a situação com a sua comunidade. Oficial Federal de Retorno recomenda que todos aqueles que não tenham recebido a notificação eleitoral até o 21º dia anterior à eleição, ou seja, até 2 de fevereiro de 2025, entrem em contato com o município relevante para visualizar seus cadernos eleitorais.

A base jurídica para estes regulamentos está definida na Secção 56 do BWO e aplica-se a todas as eleições na Alemanha, sejam elas a nível federal, estadual ou local.

Disposições de elegibilidade

A elegibilidade para votar na Alemanha está claramente regulamentada. Nas eleições federais e estaduais, os eleitores devem ter mais de 18 anos e cidadania alemã. No entanto, em alguns estados federais, como Brandemburgo, Bremen e Baden-Württemberg, a idade de voto nas eleições locais é reduzida para 16 anos. É também importante que as pessoas elegíveis para votar vivam na Alemanha há mais de três meses e estejam registadas no registo eleitoral. O registro automático geralmente ocorre quando a residência principal é registrada. Se se mudar pouco antes do dia das eleições, é aconselhável inscrever-se nos cadernos eleitorais do município com antecedência para evitar mal-entendidos. Manual Alemanha também oferece informações abrangentes sobre modalidades de voto e direitos dos eleitores.

A Sala do Cidadão da Câmara Municipal Histórica estará aberta na noite eleitoral para apresentação dos resultados da apuração a partir das 18h. Para obter mais informações sobre o próximo segundo turno e uma revisão da noite eleitoral em 14 de setembro, consulte as ofertas relevantes da cidade.