Münster sob o signo da solidariedade: Conferência Alemão-Ucraniana 2025

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Münster acolhe a sétima conferência de parceria germano-ucraniana para promover a solidariedade e ajuda a Vinnytsia.

Münster richtet die siebte deutsch-ukrainische Partnerschaftskonferenz aus, um Solidarität und Hilfe für Winnyzja zu fördern.
Münster acolhe a sétima conferência de parceria germano-ucraniana para promover a solidariedade e ajuda a Vinnytsia.

Münster sob o signo da solidariedade: Conferência Alemão-Ucraniana 2025

Münster estabeleceu-se como sede da sétima conferência de parceria municipal germano-ucraniana. Isto acontecerá de 16 a 18 de junho de 2025 no Centro de Feiras e Congressos Halle Münsterland e tem tudo a ver com solidariedade e reconstrução após os efeitos devastadores da guerra na Ucrânia. A conferência contará com a presença de Serhiy Morhunov, prefeito de Vinnytsia, e Krzysztof Stanowski, vice-prefeito de Lublin, para promover a cooperação trilateral.

A parceria de solidariedade entre Münster e Vinnytsia foi lançada em 2022 e oficialmente selada em março de 2023. Esta ligação foi estabelecida através de contactos através da cidade gémea polaca de Lublin. No âmbito desta aliança de três cidades, o apoio logístico e a entrega de ajuda humanitária de Münster a Vinnytsia já foram implementados com sucesso. Münster recebeu doações significativas de cidadãos comprometidos, o que permitiu equipar todas as escolas de Vinnytsia com geradores. Isto foi particularmente importante após os múltiplos ataques de mísseis russos que danificaram gravemente a infra-estrutura da cidade.

Compromisso e colaboração

O envolvimento cívico em Münster é notável. Escolas, empresas e clubes apoiam ativamente a parceria. A Câmara Municipal de Münster já havia decidido em 7 de setembro de 2022 estabelecer uma parceria de solidariedade com Vinnytsia. O prefeito Markus Lewe manteve então uma primeira conversa por vídeo com Serhij Morhunow, na qual os dois prefeitos enfatizaram a importância de uma forte mensagem europeia para a paz e uma Ucrânia independente.

O número de parcerias municipais germano-ucranianas aumentou de 70 para quase 250 desde o início da guerra de agressão, o que sublinha de forma impressionante a importância de tal cooperação. Münster também recebe financiamento especial da GIZ, que disponibiliza este ano 3,5 milhões de euros para entregas de ajuda à Ucrânia.

Eventos de apoio cultural

Uma extensa programação cultural será oferecida como parte dos Dias da Ucrânia, que acontecerão em Münster de 10 a 20 de junho. Isso inclui exposições, exibições de teatro e filmes, bem como palestras e leituras. A exposição “Guerra de perto” no salão comunitário do governo distrital de Münster aborda a realidade da guerra de agressão russa. No dia 13 de junho, o historiador Borys Zabarko dará palestra na Igreja do Salvador. Os destaques culturais incluem a peça “Kvitka” no dia 16 de junho e um teatro de pantomima no dia 17 de junho.

A conferência de parceria também oferece fóruns especializados, palestras e grupos de discussão sobre questões urgentes e ofertas de apoio aos municípios ucranianos. O objetivo é reforçar ainda mais a rede de parcerias municipais germano-ucranianas e aprofundar a solidariedade com os municípios afetados na Ucrânia.

Vinnytsia, a cidade no sudoeste da Ucrânia, era uma das cidades mais habitáveis ​​do país antes da guerra, com uma população de cerca de 375.810 residentes e uma indústria e instituições educacionais bem desenvolvidas. A cidade enfrenta agora uma situação dramática, já que mais de 44 mil pessoas deslocadas internamente, incluindo muitas crianças, encontraram ali refúgio devido à guerra. Mais de 129 edifícios residenciais e infra-estruturas essenciais foram gravemente danificados pelos ataques russos.

A solidariedade e o compromisso que os cidadãos e as instituições de Münster demonstram para com Vinnytsia são um forte testemunho do apoio da Ucrânia nestes tempos difíceis. Juntas, as cidades esperam que através da sua colaboração não só forneçam ajuda humanitária, mas também enviem um sinal de paz.

Para mais informações sobre a conferência e os eventos planejados você pode visitar os seguintes links: Stadt Münster e Alles Münster.