Joana Mallwitz: Maestrina do Ano homenageada no Opus Klassik!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 25 de junho de 2025, Joana Mallwitz será homenageada como Maestrina do Ano, ao mesmo tempo que será celebrada a diversidade do panorama da música clássica.

Am 25.06.2025 wird Joana Mallwitz als Dirigentin des Jahres ausgezeichnet, während die Vielfalt der Klassikszene gefeiert wird.
No dia 25 de junho de 2025, Joana Mallwitz será homenageada como Maestrina do Ano, ao mesmo tempo que será celebrada a diversidade do panorama da música clássica.

Joana Mallwitz: Maestrina do Ano homenageada no Opus Klassik!

No dia 25 de junho de 2025, a inovadora maestrina Joana Mallwitz, atual diretora da Konzerthausorchester Berlin, foi nomeada Maestrina do Ano do conceituado Opus Klassik. Esta homenagem reconhece suas realizações notáveis ​​na música clássica e marca outro destaque em sua carreira. Mallwitz, que nasceu a 23 de Setembro de 1986 em Hildesheim, consolidou-se como um dos maestros mais importantes da Europa e representa a diversidade da cena musical clássica.

Após a sua nomeação como regente titular em 2023, Mallwitz teve uma influência decisiva na cena musical de Berlim. Anteriormente, ela trabalhou como diretora musical geral em Erfurt e Nuremberg. Aos 27 anos, foi a mais jovem diretora musical da Europa e foi eleita Maestrina do Ano em 2019 pela revista especializada Opernwelt. O seu compromisso estende-se a inúmeras apresentações de ópera e concertos, incluindo participações altamente aclamadas em casas de ópera de renome.

Diversos vencedores de prêmios

Outros artistas talentosos também serão homenageados na cerimônia de premiação, que acontecerá em Berlim, em outubro. Alto Antena Munster Os prêmios dividem-se em um total de 30 categorias. Outros homenageados incluem a mezzo-soprano Emily D’Angelo e o tenor Benjamin Bernheim, que foram homenageados como cantor do ano. O pianista Louis Philippson, a violinista Antje Weithaas, a trompetista Lucienne Renaudin Vary e a soprano Golda Schultz também foram homenageados.

Outro destaque da noite será o prêmio de gravação de concerto do ano. Esta honra vai para o pianista Igor Levit, o maestro Christian Thielemann e a Filarmónica de Viena pela sua excelente interpretação dos concertos para piano de Johannes Brahms. A diversidade dos vencedores do prémio sublinha a enorme variedade e diversidade de talentos na cena da música clássica.

Carreira e perspectiva de Joana Mallwitz

A formação musical de Joana Mallwitz começou cedo. Ela recebeu aulas de violino e piano aos cinco anos de idade e tornou-se estudante na Universidade de Música, Teatro e Mídia de Hanover aos 13 anos, onde completou seus estudos de regência. Iniciou a sua carreira como répétiteur solo no Theatre der Stadt Heidelberg e desde então dirigiu muitas obras importantes de compositores como Mozart, Beethoven e Strauss. Ela também fará sua estreia em breve no Metropolitan Opera de Nova York com “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, prevista para o final de março de 2025.

Num enriquecimento adicional do seu trabalho artístico, será exibido o documentário “Joana Mallwitz – Momentum”, que dá uma visão da sua vida profissional e privada. Após sua estreia no DOK.fest Munique em 5 de maio de 2024, Arte disponibilizou partes do filme como documentário em fevereiro de 2025, colocando Mallwitz em destaque.

O prémio Opus Klassik não é apenas um triunfo pessoal para a talentosa maestrina, mas também um sinal do crescente reconhecimento das mulheres em posições de liderança na música clássica. Mallwitz simboliza novos caminhos e perspectivas na indústria.