A Bosch está a planear cortes drásticos de empregos: 13.000 empregos em risco!
A Bosch está planejando cortar 3.500 empregos em Stuttgart-Feuerbach. O impacto na região e nos funcionários é enorme.

A Bosch está a planear cortes drásticos de empregos: 13.000 empregos em risco!
O fornecedor automóvel Bosch enfrenta uma reestruturação profunda na Alemanha, que afectará particularmente as regiões de Baden-Württemberg. No total, a empresa planeia cortar cerca de 22.000 empregos até ao final de 2030. Isto está a acontecer como parte das necessárias melhorias de eficiência e medidas de redução de custos que se tornaram necessárias devido à crise em curso na indústria automóvel. As localidades de Stuttgart-Feuerbach, Schwieberdingen e Waiblingen, onde se concentrará o maior número de cortes de empregos, serão particularmente afetadas.
Em Stuttgart-Feuerbach, uma das principais localidades, estão em risco até 3.500 empregos nas áreas de desenvolvimento, vendas, administração e produção de componentes de acionamento. Isso já causou preocupação na cidade. O Presidente da Câmara das Finanças, Thomas Fuhrmann, descreveu a dimensão dos cortes de empregos como surpreendente e expressou a esperança de que os cortes possam ser repartidos por um período de tempo mais longo.
Efeitos regionais
A situação em Schwieberdingen também é tensa. Espera-se que cerca de 1.750 empregos sejam eliminados aqui nos próximos cinco anos. O prefeito Stefan Benker informou que a cidade foi informada antecipadamente sobre os desafios económicos que a indústria automóvel enfrenta. Isto significa que os políticos locais estão agora a trabalhar para oferecer aos afectados perspectivas noutras empresas.
Em Waiblingen, porém, a situação e as reações continuam a piorar. 560 empregos na produção de tecnologia de conexão serão cortados aqui até o final de 2028. O prefeito Sebastian Wolf enfatizou que a cidade tentará ativamente colocar funcionários da Bosch em outros empregadores. Os protestos dos funcionários contra os planos já foram documentados, destacando o grande peso emocional e económico que o encerramento de um local tão importante terá na comunidade local.
A situação em Renningen é particularmente preocupante, onde existe uma grande incerteza e medo de existência entre os trabalhadores, embora esta localidade não seja diretamente afetada pelos atuais cortes de empregos. A prefeita Melanie Hettmer falou do estresse psicológico e econômico que esta situação incerta traz consigo para os funcionários.
Contextos económicos
As razões para estas medidas drásticas vão além dos problemas regionais. Toda a divisão de mobilidade da Bosch já cortou 9.000 empregos desde o início de 2024, sendo metade desses empregos constituídos por despedimentos reais. A Bosch também procura poupanças anuais de aproximadamente 2,5 mil milhões de euros, a serem alcançadas através de uma variedade de estratégias, incluindo a utilização de inteligência artificial e a redução de materiais e custos de materiais.
Face a esta situação, tanto o conselho de empresa como o IG Metall anunciaram oposição aos planos. Os despedimentos por motivos operacionais estão descartados até 2027, mas as indemnizações por despedimento podem ser uma forma de mitigar a fase difícil para os colaboradores. No entanto, existem grandes preocupações entre a força de trabalho e os protestos em Waiblingen poderão ser o início de uma discussão mais ampla sobre os desafios e perspectivas dos trabalhadores da indústria automóvel.
Os próximos anos serão cruciais para a Bosch e para a região de Baden-Württemberg, uma vez que os efeitos das medidas de austeridade na indústria automóvel representarão desafios significativos não só para a força de trabalho, mas também para toda a economia. Os desenvolvimentos nas cidades afetadas são representativos das mudanças que a indústria está a experienciar, e a questão de como a diversidade de experiências e reações dos trabalhadores pode ser ouvida e tida em conta durante este período permanece em aberto.
Cabo de aço relata que a cidade de Estugarda espera uma redução na perda de postos de trabalho, enquanto notícias diárias as dimensões nacionais das opções de redução e as suas razões são analisadas detalhadamente.