10.000 euros para tesouro histórico: coleta de placas de forno em perigo!
Com 10.000 euros, a Fundação Alemã para a Proteção do Monumento promove o inventário da importante coleção Wasseralfinger.

10.000 euros para tesouro histórico: coleta de placas de forno em perigo!
No fim de semana, um evento muito especial é comemorado em Wasseralfingen. A Fundação Alemã para a Proteção de Monumento (DSD) entrega um contrato de financiamento no valor de 10.000 euros, a fim de apoiar o inventário da importante coleta de placas e modelos do forno das obras de aço da suá. Este evento ocorrerá em 29 de junho de 2025 às 11h e fará parte das celebrações para o 40º aniversário do DSD, que até agora promoveu mais de 6.000 monumentos. Existem inúmeras personalidades importantes, incluindo Arnolf Hauber, curador local de Ellwangen, Martin Hahn, do Conselho Regional de Stuttgart e Katja Baumgärtner, presidente da "Eisenfreunde 1365 Ostwürttemberg".
O dinheiro para o contrato de financiamento vem de doações e a renda da loteria da Lucky Spiral, como Viktoria Kesper explica Lotto Baden-Württemberg. O objetivo desse apoio financeiro é manter objetos históricos, como a valiosa coleção Wasseralfinger e torná -lo acessível ao público.
A importante coleção das obras de aço da Suágua
A coleção Wasseralfinger é uma jóia verdadeira, com cerca de 1.000 pratos de fogão decorados figurativos e ornamentais, bem como cerca de 3.500 modelos feitos de madeira ou gesso. Esses modelos foram usados para estátuas, relevos, placas, candelabro, bastões de poço, decorações graves, além de colunas e outros plásticos de construção. Martin Hahn descreve a coleção como um "tesouro doentio" da história da arte européia, cujo inventário é uma matéria elaborada e cara devido ao grande número de peças numeradas.
As obras de aço da Suábia foram fundadas em 1660 e rapidamente se desenvolveram para a principal fundição em Württemberg. Inicialmente, as placas do fogão foram artisticamente decoradas com brasão de armas ou relevos figurativos, que sublinha o significado artístico da empresa. Em 1803, o trabalho veio em Württemberg e se tornou um importante local industrial para o elenco de ferro. Os modelos da coleção foram projetados por artistas da escola de arte e comércio de Stuttgart.
Uma herança em perigo
Infelizmente, a descoberta da fundição em 2019 levou à cessação da produção após mais de 650 anos de fundição de ferro em Wasseralfingen. Apesar do fechamento, a coleção permaneceu em propriedades do estado, o que beneficia sua importância como parte da história e cultura regionais. Como parte de suas atividades, o DSD promove mais de 430 monumentos em Baden-Württemberg, e o apoio da coleção Wasseralfingen é apenas parte de seus esforços abrangentes para preservar a herança cultural para as gerações futuras.O próximo festival em Wasseralfingen não é apenas uma celebração do passado, mas também um passo importante para o futuro para garantir que a valiosa coleção das obras de aço da suáquia seja preservada e continue a ser estimada.
Mais informações sobre este tópico estão em schwäbische.de e