Consumo de cannabis no Ostalbkreis: Nenhum sinal de alerta apesar da legalização!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A legalização da cannabis na Alemanha não mostra um aumento significativo do consumo no distrito de Ostalb. Relatório de especialistas.

Die Legalisierung von Cannabis in Deutschland zeigt im Ostalbkreis keine signifikante Zunahme des Konsums. Experten berichten.
A legalização da cannabis na Alemanha não mostra um aumento significativo do consumo no distrito de Ostalb. Relatório de especialistas.

Consumo de cannabis no Ostalbkreis: Nenhum sinal de alerta apesar da legalização!

Na Alemanha, o consumo legal de cannabis é permitido sob certas condições desde 1 de abril de 2024. Esta legalização parcial também provocou um debate profundo sobre o consumo e os riscos potenciais. Os opositores da legalização temiam que um aumento no consumo de cannabis pudesse levar a um aumento no consumo abusivo. Mas qual é a realidade no Ostalbkreis?

Christopher Dedner, médico-chefe da clínica de terapia de dependência do ZfP Klinikum Schloß Winnenden, e Tobias Braun, responsável pela prevenção de dependências do escritório distrital de Ostalbkreis, relataram a evolução do comportamento do consumidor. Ficaram surpresos ao descobrir que, apesar de um ligeiro aumento no consumo de produtos de cannabis, não foi observado nenhum aumento significativo no consumo de cannabis na região - e não imediatamente desde que a lei entrou em vigor. Afinal, a proporção de pessoas que procuram ajuda e que recorreram a centros de aconselhamento para problemas de dependência de cannabis caiu de 14,9% em 2023 para 11,01%. Especialistas como Dedner interpretam isto como resultado do debate social em curso sobre a legalização, e não como resultado da mudança na lei.

Mudanças no comportamento do consumidor

O interesse público pela cannabis aumentou, enquanto a procura de aconselhamento sobre dependência permaneceu estável. Em vez disso, a proporção de clientes com problemas relacionados com o álcool era de 40,8%. Dedner também levanta preocupações acrescidas sobre o surgimento de “diagnósticos espúrios” online, que podem levar a prescrições questionáveis ​​de cannabis. A discussão sobre o consumo tem também em conta o limite de idade, que o médico-chefe considera demasiado baixo, uma vez que o desenvolvimento do cérebro só se completa aos 25 anos, o que poderá potencialmente ter efeitos negativos do consumo nos jovens adultos.

Para tomar medidas preventivas, o centro de aconselhamento sobre dependência de Ostalbkreis oferece programas especiais para jovens que apresentam sinais de consumo abusivo. Estas incluem a oferta de intervenção precoce BAST I, uma oferta de grupo com sessões de informação e aconselhamento, bem como um kit de prevenção para escolas que aborda os riscos do consumo de cannabis.

Pontos de contato para suporte

Existem vários pontos de contacto no Ostalbkreis que oferecem apoio às pessoas afetadas e aos seus familiares. Estes centros de aconselhamento são uma ajuda importante porque a dependência é uma doença que pode afectar qualquer pessoa - independentemente da idade e da posição social. São oferecidas prevenção, reabilitação ambulatorial e apoio especial aos familiares das pessoas afetadas.

  • Beratung: Kostenfreie und anonyme Beratung für suchtkranke und suchtgefährdete Personen.
  • Entgiftung/Motivation: Behandlungsmöglichkeiten im Haus der Gesundheit in Schwäbisch Gmünd, sowohl stationär als auch ambulant.
  • Therapie: Möglichkeiten zur ambulanten Rehabilitation nach der Entgiftung.
  • Selbsthilfe: Selbsthilfegruppen für Betroffene werden ebenfalls angeboten.

Em resumo, apesar da legalização da cannabis no Ostalbkreis, esta não funciona como porta de entrada para substâncias mais pesadas. O receio de um aumento significativo do consumo abusivo parece infundado, enquanto o aconselhamento sobre dependência continua a ser um elemento indispensável para lidar com os problemas de dependência. A evolução na região mostra que a prevenção direcionada e discussões abertas sobre o consumo são necessárias para superar os desafios sociais.