O açougue tradicional Kübler em Waiblingen declara falência após 135 anos!
O açougue Kübler em Waiblingen pediu falência após 135 anos. O fechamento segue a estratégia halal fracassada e a queda no consumo de carne.

O açougue tradicional Kübler em Waiblingen declara falência após 135 anos!
O tradicional açougue Kübler de Waiblingen pediu falência após 135 anos de existência. Isto se tornou conhecido no início de abril de 2023, e o encerramento definitivo da operação é iminente. Todos os 106 funcionários foram demitidos, resultando na perda de cerca de 100 empregos. As vendas diretas na área comercial de Ameisenbühl foram encerradas no final de fevereiro, seguindo-se o encerramento do snack-bar em abril. Antes de fechar, o diretor-geral Philipp Kübler tentou reestruturar a empresa com novas estratégias, em particular um foco mais forte na carne halal. A ideia era exportar mais para o exterior e abastecer principalmente as lojas turcas, ao mesmo tempo que reduzia a proporção de carne suína na produção. Mas estas medidas não conseguiram evitar a falência, uma vez que o talho enfrentou o declínio do consumo de carne, a concorrência feroz das lojas de descontos e o aumento dos custos de energia, juntamente com um recall de salsichas enlatadas potencialmente contaminadas que levou à perda de confiança dos clientes, como a [Focus].
O açougue foi fundado em Stuttgart em 1890 por Johann Burger e fundou uma nova casa de produção em Waiblingen em 1998. Processos regulares de insolvência foram abertos no Tribunal Distrital de Stuttgart e as operações comerciais foram descontinuadas. A venda do imóvel em Waiblingen onde ficava o açougue é iminente e a produção está suspensa há algum tempo. O encerramento e a insolvência do talho Kübler enquadra-se numa tendência mais ampla que está a afectar a indústria: cada vez menos talhos tradicionais conseguem afirmar-se contra o domínio dos supermercados e das lojas de descontos. De acordo com NDR, o número de açougues na Alemanha caiu de pouco menos de 20.000 em 2003 para cerca de 10.000.
Desafios para a indústria da carne
Os desafios enfrentados pelo açougue Kübler também se refletem em todo o setor. A concorrência dos supermercados que oferecem carne fresca a preços mais baixos e os consumidores que evitam cada vez mais a carne são apenas algumas das razões que levaram ao encerramento de muitos pequenos talhos. O aumento dos custos de produção e dos preços da energia também está a exercer pressão sobre as empresas que já estão em dificuldades. Isto fez com que muitas mercearias geridas pelos proprietários, especialmente nas cidades, também enfrentassem grandes desafios e tivessem de fechar.
Além disso, existe uma grande escassez de jovens talentos na profissão de talhante. Muitos jovens evitam a formação exigente e os grandes matadouros industriais quase não oferecem vagas de formação, o que está a impulsionar ainda mais o declínio dos talhos artesanais. Atualmente, apenas um quarto dos consumidores compra em talhos e muitos gostariam de ver promovida a preservação dos talhos, apesar de todos os desafios, uma vez que a qualidade e a origem regional são de grande importância para muitos compradores. Os resultados preocupantes resultantes do encerramento do talho Kübler simbolizam uma mudança profunda na indústria da carne.