Enormes incêndios florestais na Turíngia e na Saxônia: Centenas de serviços de emergência ativos!
Os incêndios florestais na Turíngia e na Saxónia estão a diminuir, enquanto centenas de serviços de emergência permanecem activos. A situação deverá estabilizar.

Enormes incêndios florestais na Turíngia e na Saxônia: Centenas de serviços de emergência ativos!
Centenas de serviços de emergência estão actualmente a combater grandes incêndios florestais na Turíngia e na Saxónia. Um grande incêndio foi descoberto na quarta-feira, em particular em Saalfelder Höhe, na Turíngia, que agora cobre uma área de pelo menos 250 hectares. A causa do incêndio permanece desconhecida. De acordo com Peter Lahann, porta-voz do escritório distrital, a propagação das chamas foi interrompida com sucesso na noite passada, mas a situação continua tensa. Cerca de 500 ajudantes estão atualmente ativos no local para estabilizar a situação e evitar que o fogo se espalhe ainda mais. Um terceiro helicóptero de combate a incêndios é esperado hoje para apoiar os extensos esforços de combate a incêndios.
Em Gohrischheide, uma região entre a Saxónia e Brandemburgo, estão mobilizadas 600 forças, incluindo o corpo de bombeiros, a agência de ajuda técnica e a Bundeswehr. A situação crítica também se verifica na Saxónia, especialmente após a evacuação da estação ferroviária de Jacobsthal, onde cerca de 45 pessoas foram afetadas. Os bombeiros têm a situação sob controlo, mas as condições meteorológicas, especialmente a direção do vento, têm um papel crucial nos trabalhos de extinção. Uma situação totalmente limpa ainda não é possível.
Situação de perigo aumentado e medidas operacionais
Os incêndios florestais na Turíngia são considerados os maiores dos últimos 30 anos. Na Saxónia, a área afectada é difícil de estimar; As estimativas variam de 200 a 1.000 hectares. As fontes do incêndio em Gohrischheide movem-se uma em direção à outra, o que dificulta ainda mais o trabalho de extinção devido à carga de munições nas florestas. Já foi declarada uma catástrofe, especialmente para as comunidades afectadas de Zeithain, Wülknitz e Gröditz. As evacuações também foram realizadas aqui, como no distrito de Neudorf em Zeithain, para onde os moradores puderam retornar entretanto. No entanto, o distrito de Heidehäuser permanece limpo.
Na região de Brandemburgo, as chuvas locais atenuaram o perigo, mas a situação continua tensa, especialmente na fronteira com a Saxónia. Neste contexto, estão também em curso colheitas de emergência para a colheita de cereais secos em Brandemburgo, a fim de evitar que os incêndios se propaguem às zonas agrícolas. Regista-se um risco médio a elevado de incêndios florestais em muitas partes da Alemanha, com os níveis de alerta mais elevados no sul e no leste do país.
O combate aos incêndios deverá durar até o início da próxima semana, embora as noites mais frias já tenham tirado um pouco do ímpeto do fogo. No entanto, resta saber como irão evoluir as temperaturas e as condições meteorológicas.