Aurora Boreal sobre a Alemanha: um espetáculo de tirar o fôlego esta noite!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na noite de 1º de junho de 2025, a aurora boreal é possível na Alemanha, desencadeada por uma forte tempestade solar.

In der Nacht zum 1. Juni 2025 sind in Deutschland Polarlichter möglich, ausgelöst durch einen starken Sonnensturm.
Na noite de 1º de junho de 2025, a aurora boreal é possível na Alemanha, desencadeada por uma forte tempestade solar.

Aurora Boreal sobre a Alemanha: um espetáculo de tirar o fôlego esta noite!

Na noite de segunda-feira, 1º de junho de 2025, os alemães terão a oportunidade de observar um fenômeno natural fascinante: a aurora boreal. Isto vem de um relatório de ZVW fora. A Agência Atmosférica dos EUA NOAA registrou uma ejeção em massa de partículas carregadas do sol, potencialmente tornando as auroras visíveis em latitudes médias.

Carolin Liefke, especialista da Casa de Astronomia de Heidelberg, fala de uma alta probabilidade de avistamentos da aurora boreal, particularmente no centro da Alemanha e na metade noroeste, incluindo a Renânia do Norte-Vestfália, o Mar do Norte e o Mar Báltico. Em contraste, no sul e leste da Alemanha, estão previstos predominantemente nuvens, bem como aguaceiros e trovoadas, embora também possa ser possível uma maior flexibilização.

Tempestade geomagnética como gatilho

Auroras ocorrem quando partículas carregadas do Sol interagem com o campo magnético da Terra. A iminente ejeção de massa poderá até desencadear uma tempestade geomagnética G4 que poderá ser visível na Europa e em muitos estados dos EUA. Historicamente, uma tempestade G5 já foi observada em maio de 2024, que é a categoria mais forte e tornou visíveis inúmeras luzes do norte na Alemanha.

A pesquisa atual no Instituto Max Planck de Pesquisa do Sistema Solar ilustra a conexão entre a atividade solar e a formação da aurora boreal. O diretor Sami Solanki explica que nosso Sol está atualmente em uma fase de atividade máxima que ocorre a cada onze anos. Uma tempestade significativa em Outubro de 2024 e a tempestade G5 em Maio de 2024 já causaram fenómenos luminosos espectaculares.

Um fenómeno com consequências económicas

As tempestades geomagnéticas não causam apenas impressionantes exibições celestes, mas também danos potenciais às redes elétricas e aos satélites. Estima-se que fenómenos meteorológicos espaciais extremos podem causar danos socioeconómicos de até 15 mil milhões de euros na Europa. Apesar do fascínio pela aurora boreal, ainda é aconselhável ter cautela, pois as perigosas partículas carregadas também podem ter efeitos negativos, como sobrecarregar as redes elétricas durante tempestades particularmente violentas.

A visibilidade das auroras varia muito em toda a região, mas não se limita às altas latitudes. Estes fenómenos luminosos também podem ocorrer na Alemanha, especialmente no Mar do Norte, como demonstraram os acontecimentos do ano passado.

No geral, prever auroras continua a ser um desafio porque a chegada das partículas carregadas muitas vezes só pode ser prevista a curto prazo. O índice Kp, que mede a perturbação do campo magnético da Terra, desempenha um papel importante aqui: valores mais altos indicam uma probabilidade aumentada de avistamentos da aurora boreal. Isto significa que as próximas horas e dias serão particularmente emocionantes para todos os entusiastas que desejam experimentar as luzes mágicas no céu.