Özdemir enfrenta um grande desafio: principal candidato dos Verdes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cem Özdemir será eleito em 24 de maio de 2025 em Heidenheim como o principal candidato do Partido Verde para as eleições estaduais de 2026.

Cem Özdemir wird am 24.05.2025 in Heidenheim als Spitzenkandidat der Grünen für die Landtagswahl 2026 gewählt.
Cem Özdemir será eleito em 24 de maio de 2025 em Heidenheim como o principal candidato do Partido Verde para as eleições estaduais de 2026.

Özdemir enfrenta um grande desafio: principal candidato dos Verdes!

No sábado, 23 de maio de 2025, Cem Özdemir será oficialmente eleito em Heidenheim como o principal candidato do Partido Verde de Baden-Württemberg para as eleições estaduais de 2026. A conferência do partido começa às 10h e o primeiro-ministro Winfried Kretschmann também estará presente para fazer um discurso e determinar a classificação da lista estadual. Kretschmann não está mais concorrendo após três mandatos bem-sucedidos, então Özdemir é considerado seu sucessor.

Os Verdes de Baden-Württemberg estão atualmente sob pressão. De acordo com as sondagens actuais, os Verdes estão com 22 por cento, enquanto a CDU lidera com 31 por cento. A AfD obteve 19 por cento, o que deixa claro que Özdemir se encontra numa posição inicial desafiadora. Para combater isto, ele planeia viajar pelo país e recolher o feedback dos eleitores para fortalecer o partido. Ele é visto como a pessoa ideal para suceder Kretschmann, mas há preocupações entre os Verdes sobre se ele conseguirá ganhar votos além da principal clientela Verde. O próprio Özdemir reconhece que não tem o apoio de um grande aparelho porque não tem mais títulos para ostentar depois de deixar o seu cargo de ministro federal.

Concorrência e expectativas

Na campanha eleitoral, Özdemir enfrentará Manuel Hagel, da CDU, que foi eleito seu principal candidato no fim de semana passado. Além da competição política, a conferência partidária em Heidenheim também será ofuscada pela final da Copa DFB, que acontece ao mesmo tempo no Estádio Olímpico de Berlim. Özdemir, torcedor fiel do VfB Stuttgart, só terá a oportunidade de assistir ao jogo em um telão esporadicamente.

As sondagens actuais mostram que numa hipotética eleição directa, Özdemir receberia 39 por cento dos votos, enquanto Hubel da CDU obteria apenas 18 por cento. Isto demonstra o seu elevado nível de consciência e o apoio geral de 89 por cento entre os apoiantes dos Verdes, o que contrasta fortemente com os apenas 41 por cento dos apoiantes de Hagel. Apesar desta resposta positiva, há vozes pessoais, como a de Eugen Schlachter, que duvidam da adequação de Özdemir como candidato principal.

Desafios futuros

A Juventude Verde tem expectativas claras em relação a Özdemir, especialmente no que diz respeito às questões de protecção climática e segurança social. Estes desafios reflectem os valores fundamentais dos Verdes e são cruciais para as hipóteses eleitorais do principal candidato. Uma nova mudança na lei eleitoral que introduza uma segunda votação na lista estadual de um partido poderá ter influência adicional nas decisões dos eleitores.

No geral, as eleições de 2026 são de grande importância para moldar o cenário político em Baden-Württemberg. Com Cem Özdemir no comando, os Verdes esperam recuperar forças e continuar a ser o principal partido do governo. Ainda não se sabe se isto será bem-sucedido, mas é claro que o caminho para chegar lá não será de forma alguma fácil. Embora os Verdes estejam actualmente muito atrás da CDU nas sondagens, há opiniões mais optimistas sobre a popularidade pessoal de Özdemir.

É claro para todos os envolvidos que os próximos meses serão cruciais tanto para mobilizar os eleitores como para os convencer das principais preocupações dos Verdes.