Seguro obrigatório contra riscos naturais: Baden-Württemberg está progredindo!
Baden-Württemberg está a planear um seguro obrigatório para riscos naturais, a fim de proteger melhor os proprietários e reduzir os custos estatais.

Seguro obrigatório contra riscos naturais: Baden-Württemberg está progredindo!
A discussão sobre o seguro obrigatório em todo o país contra riscos naturais está ganhando força. O governo do estado de Baden-Württemberg defendeu que o futuro seguro para edifícios residenciais só deveria ser oferecido em combinação com seguro contra riscos naturais. Isto foi apoiado pela Ministra da Justiça Federal Stefanie Hubig (SPD), que anunciou a introdução desse seguro. No entanto, ainda não são conhecidos detalhes sobre o design exato, o que leva a dúvidas sobre o momento da implementação. Na Alemanha, cerca de 50% dos proprietários não estão segurados contra riscos naturais, como inundações, inundações ou chuvas fortes, o que muitas vezes leva a custos estatais em caso de danos, como mostra o caso das inundações do Vale do Ahr em 2021, quando o Estado interveio com o dinheiro dos contribuintes e forneceu mais de 30 mil milhões de euros para ajuda.
A situação é um pouco melhor em Baden-Württemberg: aqui, 94% dos edifícios residenciais estão segurados contra riscos naturais, em contraste com uma taxa nacional de apenas 54%. O primeiro-ministro Winfried Kretschmann (Verdes) descreveu os números atuais como preocupantes, uma vez que muitos proprietários que não estão segurados ainda recebem indemnizações do Estado em caso de danos. A Ministra da Justiça do Estado, Marion Gentges (CDU), também expressou críticas, enfatizando a necessidade de um verdadeiro seguro obrigatório para reduzir a carga financeira do Estado.
Desenvolvimento e desafios do mercado
A indústria de seguros vê oportunidades e desafios no projeto mencionado. Uma sugestão para discussão é um modelo em que os danos naturais possam ser excluídos do seguro de construção. O especialista em seguros Jörg Schiller assume que uma possível solução de opt-out poderia aumentar a taxa de seguro até 70-80%, uma vez que este regulamento permitiria aos proprietários de edifícios recusar o seguro contra riscos naturais.
De acordo com a Associação Geral da Indústria de Seguros Alemã, a densidade de seguros para edifícios residenciais estagnou nos últimos anos, enquanto a procura por seguros contra riscos naturais aumenta continuamente. Só no final de 2023, 9,6 milhões de edifícios residenciais contrataram seguros contra riscos naturais, aumentando a taxa de seguro para edifícios residenciais para 54% no caso do seguro contra riscos naturais. Em comparação, a taxa de seguro contra tempestades e granizo é de 96%, sublinhando a urgência de uma cobertura abrangente.
Uma lei sobre seguro obrigatório para riscos naturais poderá ser introduzida em breve. Mas a implementação permanece incerta e poderá levar anos. Historicamente, existia uma exigência de seguro estatal em Baden-Württemberg antes de 1994. O regresso a esse seguro obrigatório poderia não só melhorar a cobertura de seguro para muitos edifícios domésticos, mas também reduzir potenciais encargos financeiros para o Estado, que muitas vezes tem de pagar pelos danos.
Dada a crescente frequência e intensidade das catástrofes naturais, a introdução desse seguro obrigatório parece mais necessária do que nunca. A população espera segurança e protecção e, se o Estado não puder assumir esta responsabilidade sozinho, soluções de seguros bem estruturadas são o caminho a seguir.
Para obter mais informações sobre a evolução do seguro contra riscos naturais, consulte os relatórios de Cabo de aço e notícias diárias. Mais estatísticas e dados podem ser encontrados em GDV.