Comemoração em Stuhr: Novos obstáculos colocados para Rosette e Mariechen!
Em Stuhr, foram colocados obstáculos para Rosette Martha Löwenstein e Mariechen Franz homenagearem as vítimas nazistas.

Comemoração em Stuhr: Novos obstáculos colocados para Rosette e Mariechen!
Novos obstáculos foram colocados em Stuhr em 4 de junho de 2025 para comemorar o destino de Rosette Martha Löwenstein e Mariechen Franz. Ambas as mulheres foram vítimas do terror do Nacional-Socialismo. A campanha memorial, realizada pelo artista Günter Demnig, pretende posicionar-se contra o esquecimento e promover a cultura da memória.
Stolpersteine são a parte mais importante de um grande número de pedras memoriais que podem ser encontradas em toda a Europa e homenageiam cerca de 120.000 vítimas do nacional-socialismo. Esses pequenos blocos de concreto do tamanho de um punho são decorados com placas de latão que documentam os nomes, datas de vida e último paradeiro das pessoas cadastradas. A iniciativa é apoiada por Gunter Demnig e uma equipe de 14 colaboradores.
Desafios crescentes para a cultura da memória
No entanto, os obstáculos estão sob pressão crescente. Nos últimos meses, pedras de tropeço foram danificadas ou mesmo roubadas em diversas cidades como Magdeburg, Lünen, Menden e outras. Só em Kaiserslautern houve um incidente em que quatro pedras de tropeço foram roubadas, provocando uma onda de indignação entre os transeuntes. Este estado de indignação foi documentado pela jornalista da SWR Alexandra Dietz numa pesquisa de rua.
Um relatório sobre tagesschau.de salienta que, desde 2024, registaram-se um total de 9 roubos e 25 casos de danos materiais causados por tropeços. Estados federais como a Saxónia-Anhalt são particularmente afetados com 18 casos, enquanto quatro incidentes foram registados em Baden-Württemberg. O que é chocante é que um quarto dos gabinetes estaduais de investigação criminal não consegue avaliar estes crimes.
Anti-semitismo e lembrança
A documentação de incidentes anti-semitas também está a aumentar dramaticamente. RIAS registou um total de 102 incidentes anti-semitas relacionados com obstáculos em 2024, um aumento de 30 por cento em comparação com 2023. Estes incidentes incluem não apenas danos e roubos, mas também pichações. Nikolas Lelle, da Fundação Amadeu Antonio, relata que muitos dos perpetradores não puderam ser identificados e que há indícios de que provêm do espectro extremista de direita.
Além disso, nos últimos meses após o ataque do Hamas a Israel em 7 de Outubro de 2023, foi documentado um número crescente de incidentes com obstáculos, o que intensificou o debate sobre a cultura da memória. Curiosamente, o roubo de Zeitz mostrou que tais incidentes muitas vezes criam o efeito Streisand, onde atraem mais atenção e até doações do público.
Os obstáculos colocados a Rosette Martha Löwenstein e Mariechen Franz não representam apenas a comemoração individual, mas também os desafios enfrentados pela cultura da memória na Alemanha.