Drama no Canadá: Incêndios florestais ameaçam dezenas de milhares de pessoas - estado de emergência declarado!
Os atuais incêndios florestais no Canadá estão provocando evacuações em Manitoba e Saskatchewan. Estado de emergência declarado, seca põe habitats em perigo.

Drama no Canadá: Incêndios florestais ameaçam dezenas de milhares de pessoas - estado de emergência declarado!
A situação dos incêndios florestais no Canadá piorou significativamente nos últimos dias. As províncias de Saskatchewan e Manitoba, que declararam estado de emergência, são particularmente afectadas. Alto Notícias de Estugarda O primeiro-ministro de Saskatchewan, Scott Moe, descreve a situação como possivelmente a pior que o país já viu. Existem atualmente 16 incêndios florestais ativos em Saskatchewan, incluindo o Shoe Fire, que cobre uma área de cerca de 300.000 hectares, cerca de quatro vezes o tamanho de Hamburgo.
As evacuações estão a assumir dimensões dramáticas: cerca de 2.000 pessoas em Saskatchewan e cerca de 17.000 em Manitoba tiveram de abandonar as suas casas. Em Manitoba, esta é considerada a maior operação de evacuação da história da província. As medidas de emergência permitem ao governo solicitar apoio do governo central, incluindo ajuda militar. Isto é urgentemente necessário, inicialmente para coordenar os serviços de evacuação necessários e para fornecer recursos de combate a incêndios.
Incêndios florestais e suas causas
A origem exata dos incêndios ainda não é clara, mas há sugestões de que alguns incêndios possam ter sido iniciados por peças quentes de veículos todo-o-terreno. Em Manitoba, por exemplo, há 22 incêndios ativos, com um incêndio particularmente perigoso na cidade de Flin Flon, 643 km a noroeste de Winnipeg, tendo já atingido uma área de cerca de 20 mil hectares. Recomenda-se também a evacuação dos cerca de 5.000 residentes desta cidade.
O que é preocupante é o facto de a actividade dos incêndios florestais estar bem acima da média este ano. Até agora, registaram-se 102 incêndios em Manitoba, enquanto a média é de 77. Esta situação é ainda pior pela seca contínua e pelas altas temperaturas. A época anual de incêndios florestais, que vai de Maio a Setembro, é particularmente grave este ano.
Os bombeiros florestais também estão sob pressão em outras províncias. O estado de emergência também foi declarado em Alberta e os bombeiros estão combatendo incêndios sem precedentes na Nova Escócia. Alto Keldakersley Cerca de 100.000 pessoas no Canadá são afetadas por estes movimentos de refugiados relacionados com o clima. Quebec também pediu apoio para combater as chamas.
Existem atualmente 134 incêndios ativos em todo o Canadá, metade dos quais estão fora de controle. Este desenvolvimento alarmante já está a levar a paragens temporárias de produção na indústria do petróleo e do gás em Alberta. No ano passado, mais de 15 milhões de hectares de terra foram queimados e mais de 230 mil pessoas tiveram de ser evacuadas notícias diárias relatado. A temporada de incêndios florestais deste ano poderá mais uma vez moldar a história do Canadá e colocar enormes desafios para o serviço nacional de bombeiros.