Menrad: Tradicional empresa de óculos de Gmünd à beira da extinção!
A fabricante de óculos Menrad de Schwäbisch Gmünd pediu falência em 2025. 115 funcionários serão afetados e o local será fechado.

Menrad: Tradicional empresa de óculos de Gmünd à beira da extinção!
O renomado fabricante de óculos Menrad de Schwäbisch Gmünd, fundado em 1896 por Ferdinand Menrad, pediu falência em 31 de março de 2025. Alto Jornal Rem A insolvência deveu-se a estrangulamentos de liquidez, à persistente concorrência de baixos custos e à escassez de trabalhadores qualificados. Mais de 115 funcionários da sede da empresa, que também vende marcas como Joop e Bogner, temeram por seus empregos.
O tribunal distrital de Aalen aceitou o pedido de insolvência e nomeou o advogado Florian Zistler como administrador provisório da insolvência. Zistler expressou otimismo e vê possibilidade de reestruturação. Graças ao dinheiro da insolvência, o pagamento dos salários dos funcionários é garantido por três meses, o que cria alívio e esperança na difícil situação.
Fechamento da sede
Apesar da avaliação positiva e da continuação das operações, foi decidido encerrar a unidade em Schwäbisch Gmünd em 30 de maio de 2025. Mais de 100 empregos serão afetados por este encerramento e apenas dez dos 115 funcionários serão retidos, de acordo com o novo proprietário, o Danish Eyewear Group Denmark. Indicador de falência relata que os elevados custos operacionais são a principal razão para a incapacidade de encontrar investidores.
A venda para o Eyewear Group Denmark marca um ponto de viragem para a Menrad. Apesar da aquisição, ex-funcionários criticaram a gestão e a estratégia da empresa, que estava fortemente focada na redução de custos, após o encerramento. Muitos deles não esperavam tal desenvolvimento até pouco antes das demissões e sentiram-se ignorados quando os diretores-gerentes não compareceram pessoalmente no dia das demissões.
Desenvolvimento e desafios do mercado
A indústria óptica está sob pressão. As vendas de óculos caíram nos últimos anos; Em 2023, apenas 12,18 milhões de óculos foram vendidos, em comparação com 12,8 milhões em 2021. O número de lojas de ótica na Alemanha está a diminuir, o que agrava ainda mais a situação já tensa para empresas como a Menrad. Alto Jornal Rem A história da empresa Menrad foi fortemente influenciada pela deslocalização da produção para o estrangeiro, e a localização em Schwäbisch Gmünd permaneceu um importante ponto de contacto para design e marketing até ao fim.
O encerramento de Menrad faz parte de uma série de encerramentos de empresas na região de Schwäbisch Gmünd. Isto significa que não só se perderá um fabricante tradicional de óculos, mas também mais de 100 postos de trabalho, o que pesa ainda mais nas perspectivas económicas da região.