Equipe de Graz ganha prata em comício internacional de medicina de emergência!
A equipa de Graz liderada por Carola Tamm alcançou o segundo lugar na competição de medicina de emergência na República Checa. Trabalho em equipe e preparação são cruciais.

Equipe de Graz ganha prata em comício internacional de medicina de emergência!
Na competição internacional de medicina de emergência “Rallye Rejviz” na República Checa, que decorreu no fim de semana, uma equipa de Graz conquistou de forma impressionante a medalha de prata. Após um período intensivo de 26 horas, os membros Jacob Rockstroh, Carola Tamm, Elena Noé e Anastasia Grumeth competiram na categoria “Equipes Internacionais de Emergência com Médico” contra mais de 70 equipes de 12 nações. O evento é conhecido por seus cenários altamente complexos e realistas, que muitas vezes são simulados à noite sob condições extremas, como relata 5min.at.
No total, as equipas tiveram de lidar com 11 cenários de emergência diferentes, incluindo situações como um incidente com vítimas em massa, a reanimação de uma criança gravemente doente e o cuidado de vários feridos na maratona. O nível dos desafios exige não apenas amplo conhecimento médico, mas também rápida tomada de decisões e excelente trabalho em equipe sob enorme pressão de tempo.
Pontos fortes da equipe de Graz
A equipe de Graz se destacou pela preparação intensiva e por uma forte paixão pela medicina de emergência. O espírito de equipe e a capacidade de trabalhar em conjunto em situações estressantes são considerados fatores-chave de sucesso que levaram a equipe ao topo da competição. “Estamos orgulhosos da nossa conquista e do reconhecimento internacional que recebemos”, disse Jacob Rockstroh posteriormente.
O reitor da Universidade Médica de Graz, Andrea Kurz, e o presidente do conselho do KAGes, Gerhard Stark, parabenizaram a equipe por este grande sucesso. “Esses sucessos mostram a alta qualidade do treinamento e o imenso entusiasmo pela medicina de emergência entre nossos alunos e funcionários”, enfatizou Kurz. O Conselho de Administração de Finanças e Tecnologia, Mag. Dr. Ulf Drabek e o Conselheiro Estadual de Saúde, Dr. Karlheinz Kornhäusl, juntaram-se aos parabéns.
Uma olhada na competição
Outra equipa da KAGes e da Med Uni Graz também conquistou o primeiro lugar na mesma categoria, o que sublinha o sucesso das equipas de Graz nesta competição internacional. A competição também simulou outros cenários desafiadores, como cuidar de um recém-nascido gravemente doente e tratar pessoas gravemente feridas após a queda de um raio. O líder da equipe, Dr. Bernhard Kowalski, enfatizou a importância da troca de experiências em competições internacionais para o trabalho diário dos médicos.
Para melhorar continuamente o nível de conhecimento, o conhecimento adquirido flui para a equipe e para o treinamento emergencial de todos os envolvidos, o que acaba beneficiando também a qualidade do atendimento ao paciente.