Foco na alimentação escolar: Novas campanhas para alimentação saudável dos alunos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 22 de outubro de 2025, a Secretária de Estado Sabine Kurtz visitou a escola primária Höpfigheim em Steinheim an der Murr no Dia da Alimentação Escolar para destacar a importância da alimentação escolar saudável e para promover a agricultura regional.

Am 22. Oktober 2025 besuchte Staatssekretärin Sabine Kurtz die Grundschule Höpfigheim in Steinheim an der Murr zum Tag der Schulverpflegung, um die Bedeutung gesunder Schulverpflegung hervorzuheben und regionale Landwirtschaft zu fördern.
Em 22 de outubro de 2025, a Secretária de Estado Sabine Kurtz visitou a escola primária Höpfigheim em Steinheim an der Murr no Dia da Alimentação Escolar para destacar a importância da alimentação escolar saudável e para promover a agricultura regional.

Foco na alimentação escolar: Novas campanhas para alimentação saudável dos alunos!

A importância da alimentação escolar aumentou significativamente nos últimos anos. Isto deve-se sobretudo ao direito legal ao acolhimento durante o dia inteiro nas escolas primárias, que entrará em vigor no ano letivo de 2026/27. Estudos mostram que a alimentação nas escolas é crucial para o desempenho e a saúde dos alunos. Ao mesmo tempo, promove a valorização dos alimentos e ajuda a apoiar a agricultura regional. Em 22 de outubro de 2025, a Secretária de Estado Sabine Kurtz visitou a escola primária Höpfigheim em Steinheim an der Murr por ocasião do Dia da Alimentação Escolar. Ela está convencida de que o compromisso desta escola pode servir de inspiração para outras escolas e comunidades. Mais de 135 escolas em Baden-Württemberg participaram neste dia especial com atividades criativas.

A iniciativa contou com o apoio do Centro Estadual de Nutrição (LErn BW), que forneceu materiais e receitas às escolas. Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da alimentação escolar, será lançada em janeiro de 2026 uma série de formação intitulada “Desenhar com competência creches e refeições escolares”. Destina-se aos funcionários administrativos dos municípios e destina-se a apoiar todos os envolvidos na creche e na restauração escolar. Um dia nacional de merenda escolar acontece no dia 23 de setembro de cada ano. Este ano foi também organizado um evento online sob o lema “Não há dia inteiro sem merenda escolar”.

Educação nutricional como chave

Os especialistas enfatizam a necessidade e a importância de uma dieta baseada em vegetais que seja benéfica tanto para a saúde quanto para o meio ambiente. Os cursos de formação pretendem motivar professores e especialistas em educação a integrar as recomendações nutricionais no quotidiano escolar de uma forma estimulante e sustentável. Durante estes cursos de formação, os participantes são orientados a adquirir experiências que possam ser integradas na vida real dos alunos. Além disso, são apresentados nove fatores de sucesso nos cursos de formação que promovem uma educação nutricional de sucesso.

O objetivo é dirigir-se aos (futuros) professores, bem como aos profissionais de saúde escolar e aos assistentes sociais escolares e apoiá-los nas suas atividades docentes. Esta abordagem holística da educação nutricional ajuda a estimular o interesse dos alunos por uma ampla variedade de alimentos.

Padrões de qualidade para alimentação escolar saudável

Os dados actuais mostram que 69 por cento dos estudantes entre os 6 e os 17 anos têm acesso a refeições escolares quentes. No entanto, há necessidade de recomendações com base científica sobre a alimentação escolar para garantir um cardápio saudável e sustentável. O padrão de qualidade da Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) apoia os responsáveis ​​na implementação de uma oferta equilibrada.

Essas normas foram desenvolvidas em nome do Ministério Federal da Agricultura, Alimentação e Comunidade (BMLEH), revisadas em 2020 e atualizadas em 2023. Além da alimentação escolar, o ambiente do refeitório e o ambiente durante as refeições também são o foco. Esses fatores são cruciais para o bem-estar social e o desempenho dos alunos. Os especialistas alertam também que as crianças e os jovens de hoje consomem frequentemente demasiada carne e pouca fruta e vegetais, o que pode levar a problemas de saúde como a obesidade.