Procuram-se jovens doadores de sangue com urgência: DRK alerta para escassez!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Mudança geracional nas doações de sangue: a DRK apela aos jovens para doarem regularmente, enquanto os dadores mais velhos vão embora.

Generationenwechsel bei Blutspenden: DRK ruft junge Menschen zur regelmäßigen Spende auf, während ältere Spender ausscheiden.
Mudança geracional nas doações de sangue: a DRK apela aos jovens para doarem regularmente, enquanto os dadores mais velhos vão embora.

Procuram-se jovens doadores de sangue com urgência: DRK alerta para escassez!

A Cruz Vermelha Alemã (DRK) enfrenta um desafio significativo: a mudança geracional entre os doadores de sangue na Alemanha. O presidente do Grupo de Trabalho de Serviços de Doadores de Sangue da DRK, Georg Götz, enfatiza que a geração baby boomer, que já representou um pilar da doação de sangue, está cada vez mais abandonando o círculo ativo de doadores. Isso acontece tanto pela idade quanto pela doença, o que representa um sério problema para o abastecimento de sangue do país. Götz está, portanto, a encorajar activamente os mais jovens a envolverem-se como dadores de sangue e, assim, colmatar a lacuna causada pelo declínio de dadores mais velhos.

Os efeitos desta mudança são particularmente evidentes nos meses de verão. Com o aumento das viagens de férias e das ondas de calor, o número de dádivas de sangue fica muitas vezes aquém dos níveis exigidos. Apesar de a necessidade de preparações de sangue continuar constantemente elevada, a DRK tem dificuldade em chegar aos dadores pela primeira vez e em motivá-los a tornarem-se dadores regulares a longo prazo. Este dilema também confirma a constatação de que a DRK pode atrair novos doadores, mas enfrenta grandes desafios para conseguir que doem regularmente.

Apelo à doação de sangue

A situação atual exige um apelo claro: a DRK apela, em particular, aos jovens para que assumam responsabilidades e doem sangue regularmente. De acordo com a regulamentação, pessoas saudáveis ​​com 18 anos ou mais e peso corporal de pelo menos 50 kg podem doar sangue. Os homens podem usar a agulha até seis vezes e as mulheres até quatro vezes por ano. Este apelo surge num momento crucial, à medida que a base de doadores tradicionais diminui e as gerações mais jovens podem prestar um apoio coerente.

Os problemas associados à iminente mudança geracional mostram a urgência da questão. Os dadores mais velhos perdem cada vez mais a oportunidade de doar activamente e a DRK deve agora tomar medidas para promover abordagens de estilo de vida mais favoráveis ​​à saúde e a sensibilização para a importância da doação de sangue na população mais jovem.

Com um compromisso sólido da geração mais jovem, a DRK pode garantir as reservas de sangue urgentemente necessárias a longo prazo e cobrir a elevada procura contínua de preparações sanguíneas. Pensando nisso, é hora de tomar a iniciativa e usar o seu próprio bem para a comunidade.

Mais informações e detalhes sobre doação de sangue podem ser encontrados no site do Bietigheimer Zeitung e t-online.de.