Caos nos aeroportos: ataque cibernético causa enormes atrasos nas viagens!
O ataque cibernético a prestadores de serviços de TI perturba o tráfego aéreo na Europa, especialmente nos aeroportos de Dublin, Berlim e Londres. Saiba mais sobre os impactos atuais e o que os passageiros devem estar cientes.

Caos nos aeroportos: ataque cibernético causa enormes atrasos nas viagens!
Um ataque cibernético ao fornecedor de serviços de TI Collins Aerospace teve um sério impacto no tráfego aéreo na Europa. No domingo, 22 de setembro de 2025, vários aeroportos, incluindo Berlim, Bruxelas, Dublin e Londres Heathrow, relataram interrupções significativas no processamento de passageiros. As companhias aéreas afetadas tiveram por vezes de recorrer a soluções alternativas manuais para permitir a emissão de cartões de embarque. Os passageiros são incentivados a reservar tempo extra, especialmente ao despachar bagagem e fazer check-in no local Jornal Bietigheim relatado.
Um total de 13 voos foram cancelados em Dublin até o meio-dia. Os passageiros do aeroporto de Heathrow, em Londres, foram informados de que o trabalho para resolver a interrupção está em andamento. Embora a maioria dos voos em Londres já estivesse de volta ao horário, o aeroporto também descobriu que o seu sistema informático foi comprometido durante o ataque. A Collins Aerospace confirmou a “perturbação cibernética” e está trabalhando duro para resolvê-la.
Consequências para o tráfego aéreo
No Aeroporto de Berlim (BER), as ligações aos sistemas afetados foram temporariamente cortadas. Os funcionários tiveram que recorrer a listas de papel e canetas para permitir o check-in e o embarque manuais. No entanto, o check-in online continuou a funcionar, o que facilitou o check-in. Cadeirantes, pais com carrinhos de bebê e passageiros com bagagens volumosas devem continuar a utilizar os balcões, pois não têm acesso às máquinas.
- Flughäfen mit Störungen: Berlin (BER), Brüssel, Dublin, London Heathrow
- Flughäfen ohne Beeinträchtigungen: Frankfurt, München, Düsseldorf, Hamburg, Hannover, Dresden, Leipzig/Halle, Nürnberg, Bremen, Köln
Os efeitos do ataque cibernético também se reflectem no facto de o Aeroporto de Münster ter sido atingido na noite de sexta-feira, mas ter conseguido mudar para a sua própria solução informática em 30 minutos, para que não houvesse efeitos negativos para os passageiros. Esses incidentes lançam luz sobre a segurança geral da aviação. De acordo com um relatório da Thales, o número de ataques cibernéticos no sector da aviação aumentou 600 por cento em 2025 em comparação com 2024. Todos os elos da cadeia do transporte aéreo, incluindo companhias aéreas, aeroportos e fornecedores, são vulneráveis.
O contexto exato do ataque ainda não é claro, mas os esforços contínuos dos prestadores de serviços de TI e dos aeroportos sublinham a urgência de reforçar as medidas de segurança. A situação continua tensa e os passageiros ainda são obrigados a manter-se informados sobre os últimos desenvolvimentos, a fim de garantir uma viagem tranquila. BR.de relatado.