Nova etiqueta energética para smartphones: Compre de forma sustentável e poupe!
A partir de 20 de junho de 2023, os smartphones e tablets da UE devem ostentar uma etiqueta energética que forneça informações sobre sustentabilidade e eficiência.

Nova etiqueta energética para smartphones: Compre de forma sustentável e poupe!
A partir de 20 de junho de 2023, os smartphones e tablets lançados na UE deverão ser equipados com uma nova etiqueta energética. Este selo destina-se a ajudar os consumidores a tomar decisões de compra informadas e sustentáveis. Contém informações detalhadas sobre vários aspectos dos dispositivos, incluindo capacidade de reparo e durabilidade, bem como informações sobre eficiência energética, vida útil da bateria e resistência à poeira e umidade, como relatórios zvw.
A nova etiqueta energética é comparável à etiqueta energética já utilizada para eletrodomésticos. A eficiência energética é apresentada numa escala codificada por cores de A a G, com A representando a melhor eficiência e G a menor. Uma seta preta também mostra a classe exata de eficiência energética. As informações exigidas na etiqueta também incluem a duração da bateria após uma carga completa, bem como a robustez do dispositivo e o número de ciclos de carregamento possíveis, como Centro de aconselhamento ao consumidor.
Detalhes sobre avaliação e reparabilidade
Critérios de avaliação importantes que podem ser encontrados na nova etiqueta energética incluem o índice de reparabilidade. Isto mostra até que ponto um dispositivo pode ser reparado; A significa facilmente reparável, enquanto E indica que é difícil ou impossível reparar. Os custos com peças de reposição e reparos não estão incluídos na avaliação. O objetivo é permitir uma melhor comparação entre smartphones e tablets, com os aspectos de sustentabilidade desempenhando um papel central.
Além disso, espera-se que os fabricantes levem a sério os requisitos para criar produtos mais duradouros e, portanto, cumprir os requisitos de concepção ecológica. Isto inclui o desenvolvimento de baterias mais duradouras e a garantia da disponibilidade de atualizações de software durante pelo menos cinco anos, bem como instruções de reparação e peças de substituição durante até sete anos após a compra. Estas medidas visam prolongar a vida útil dos dispositivos digitais e, portanto, gerar menos resíduos, conforme consta nas informações do zvw e Centro de aconselhamento ao consumidor pode ser encontrado.
Desenvolvimento sustentável e plano de ação da UE
Todos estes requisitos fazem parte do Plano de Ação para a Economia Circular da UE, que foi desenvolvido como parte do Acordo Verde. O objetivo a longo prazo é conservar melhor os recursos naturais e melhorar a circularidade. As medidas tomadas visam aumentar a vida útil dos dispositivos digitais e assim reduzir a pegada ecológica. Produtos que duram mais ajudam a reduzir o lixo eletrónico, o que é um aspecto importante na luta contra as alterações climáticas.