A Fed continua com taxas de juro elevadas – Trump apela a cortes urgentes nas taxas de juro!
A Reserva Federal mantém as taxas de juro estáveis enquanto o Presidente Trump pressiona por cortes nas taxas para estimular a economia.

A Fed continua com taxas de juro elevadas – Trump apela a cortes urgentes nas taxas de juro!
Em 18 de junho de 2025, a Reserva Federal dos EUA (Fed) decidiu manter a taxa de juro diretora estável no intervalo de 4,25 a 4,5 por cento. A decisão surge na sequência de repetidos apelos do antigo Presidente Donald Trump, que apelou à redução das taxas de juro para estimular o crescimento económico. A Fed não vê actualmente necessidade urgente de cortar as taxas de juro, especialmente dada a situação robusta do mercado de trabalho e a taxa de inflação estável. De acordo com zvw.de, o Fed espera um crescimento económico inferior de apenas 1,4% para 2023, ligeiramente abaixo do valor anteriormente previsto de 1,7%.
A incerteza sobre a evolução económica futura é agravada pelas tarifas comerciais agressivas de Trump sobre bens importados e pelas tensões geopolíticas, particularmente o conflito entre o Irão e Israel. Estes factores poderão ter impactos graves na economia dos EUA, de acordo com a avaliação da Fed. A inflação deverá subir 3,0 por cento este ano, acima da estimativa anterior de 2,7 por cento.
Política de inflação e taxas de juros
Os preços ao consumidor aumentaram 2,4% em maio em comparação com o mesmo mês do ano passado. Estes desenvolvimentos levam a Fed a agir com cautela, especialmente porque as taxas de juro elevadas se destinam a atenuar a procura e, assim, controlar a inflação. O presidente do Fed, Jerome Powell, enfatizou numa declaração que o Fed deve primeiro esperar e ver como a situação económica se desenvolve. Powell, que foi nomeado por Trump para chefe do Fed em 2017, não vê os apelos do ex-presidente por taxas de juros mais baixas como afetando o trabalho do Fed.
O próprio Trump criticou duramente a política de taxas de juro da actual administração, alegando que sabe mais sobre política de taxas de juro do que Powell. De acordo com um relatório do kurier.at, o Fed planeia ajustar a sua taxa de juro diretora para 3,9% em 2025, sugerindo dois pequenos aumentos das taxas durante o ano. Os especialistas acreditam que a Fed não poderá ajustar as taxas de juro até ao outono de 2025, no mínimo, se a situação económica assim o exigir.
O papel de Trump e as incertezas geopolíticas
As políticas tarifárias agressivas de Trump, que ele utilizou no passado para fortalecer a economia dos EUA, podem agora revelar-se potencialmente prejudiciais. Os analistas alertam que estas medidas poderão levar a uma inflação mais elevada, a um crescimento económico mais lento e, em última análise, ao aumento do desemprego. Trump acusa a atual administração de ter prejudicado a economia dos EUA através das suas políticas económicas, uma vez que esta contraiu surpreendentemente no primeiro trimestre de 2025.
No geral, a situação permanece tensa e a Fed enfrenta uma série de desafios. Resta saber se o banco central responderá às exigências de Trump. Em qualquer caso, os próximos passos na política de taxas de juro serão cruciais para o futuro desenvolvimento económico dos Estados Unidos.