O desemprego no distrito de Rems-Murr está a aumentar: e agora para as pessoas afectadas?
O desemprego está a aumentar no distrito de Rems-Murr, enquanto as iniciativas de formação profissional estão a ser intensificadas.

O desemprego no distrito de Rems-Murr está a aumentar: e agora para as pessoas afectadas?
O desemprego aumentou ligeiramente no distrito de Rems-Murr em maio de 2025. Alto ZVW o número de desempregados aumentou 46 pessoas face ao mês anterior. Esta evolução reflecte um mercado de trabalho globalmente cauteloso, como informa a agência de emprego de Waiblingen.
Em comparação com o ano anterior, os números do desemprego no distrito de Rems-Murr aumentaram 14%. Estas tendências representam um desafio para a região, que já se debate com taxas de desemprego elevadas.
Medidas para combater o desemprego
A agência de emprego de Waiblingen e o centro de emprego Rems-Murr baseiam-se em qualificações específicas para contrariar a evolução negativa no mercado de trabalho. Cerca de 1.000 pessoas estão atualmente em formação profissional financiada, o que corresponde a um aumento de mais de um terço face ao ano anterior a agência de emprego relatado.
Em 2024, foram financiados mais de 1.800 cursos de formação contínua, o que corresponde a um aumento de quase 29 por cento em relação a 2023. Estas iniciativas visam melhorar as oportunidades de emprego das pessoas e ajudar as empresas a encontrar trabalhadores qualificados.
- Im Dezember 2024 meldeten sich 2.457 Personen neu oder erneut arbeitslos, einschließlich 844 mit endendem Beschäftigungsverhältnis (46 mehr als im Vorjahr).
- 562 Arbeitslose konnten durch neue Beschäftigung ihre Arbeitslosigkeit beenden, ein Rückgang um eine Person im Vergleich zum Dezember 2023.
- 2.936 Menschen im Rems-Murr-Kreis sind länger als ein Jahr arbeitslos, was knapp 28 Prozent aller Arbeitslosen ausmacht.
- 2.488 Langzeitarbeitslose werden vom Jobcenter betreut, während 448 Personen von der Agentur für Arbeit unterstützt werden.
O objectivo das facilidades continua a ser a preparação individual para a reentrada no mercado de trabalho e a redução do desemprego de longa duração.
Situação atual no país
A nível nacional, 273.682 pessoas estão atualmente desempregadas, o que representa um aumento de quase nove por cento em relação ao ano anterior. A taxa de desemprego é de 4,3 por cento, um aumento de 0,3 pontos percentuais em relação a Dezembro de 2023. Em Dezembro, foram reportados 378 novos empregos, menos 38 que no ano anterior. A diminuição das vagas no distrito de Rems-Murr em 27, em comparação com o ano anterior, para 2.426, está a causar preocupação adicional sobre o desenvolvimento do emprego regional.
No entanto, o mercado de trabalho mostra que o sector ainda é receptivo a trabalhadores qualificados e bem formados, o que alimenta a esperança de que a situação se estabilize e melhore. Mais informações e estatísticas sobre a evolução do mercado de trabalho podem ser encontradas no site Agência Federal de Emprego encontrar.