Indústria automotiva em BW: Mais dinheiro e melhores condições para 60 mil funcionários!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Korntal-Münchingen, os empregadores e a IG Metall chegaram a acordo sobre novos acordos coletivos para 60.000 trabalhadores na indústria automóvel.

In Korntal-Münchingen einigten sich Arbeitgeber und IG Metall auf neue Tarifverträge für 60.000 Beschäftigte in der Kfz-Branche.
Em Korntal-Münchingen, os empregadores e a IG Metall chegaram a acordo sobre novos acordos coletivos para 60.000 trabalhadores na indústria automóvel.

Indústria automotiva em BW: Mais dinheiro e melhores condições para 60 mil funcionários!

Foi alcançado um novo acordo coletivo na indústria automotiva em Baden-Württemberg, que é importante para cerca de 60.000 funcionários e 9.000 estagiários. O acordo entre os empregadores e o IG Metall prevê um aumento de salários, vencimentos e subsídios de formação em duas fases. A partir de 1 de julho de 2025, os salários aumentarão 2,3 por cento, enquanto os formandos de todos os níveis de formação receberão mais 80 euros. Um novo aumento de 3,3 por cento está previsto para 1 de agosto de 2026. Estes novos acordos coletivos têm um prazo de 26 meses e são válidos até ao final de maio de 2027. Notícias de Estugarda relata que os funcionários também podem tirar até cinco dias úteis de folga por ano sem remuneração.

As negociações ocorreram em Korntal-Münchingen, onde Christian Schwaab da IG Metall e Andreas Göritz da Associação do Comércio de Veículos Motorizados conduziram as discussões. Os empregadores salientaram a pressão de adaptação resultante da transformação da indústria automóvel. O sindicato havia originalmente pedido aumentos salariais mais elevados e prazos mais curtos. Para aumentar a pressão, foram realizadas greves de alerta, nas quais participaram 23 mil trabalhadores automobilísticos desde o início de abril – o maior número em anos.

Negociação coletiva bem-sucedida

O acordo coletivo poderia não só melhorar a situação financeira dos trabalhadores, mas também aumentar a atratividade da indústria. Ralf Kutzner, membro do conselho de administração do IG Metall for the Crafts, enfatizou a importância dos acordos coletivos e elogiou o sucesso dos alertas aos grevistas. As manifestações conjuntas de trabalhadores automobilísticos de diversas concessionárias e oficinas levaram a um aumento de membros do IG Metall nesses estabelecimentos. A celebração do lançamento já foi seguida de progressos significativos noutras regiões, uma vez que o acordo-piloto de negociação colectiva também foi adoptado em Hamburgo, Baviera, Baixa Saxónia, Schleswig-Holstein, Hesse, Renânia do Norte-Vestefália, Sarre e Alemanha Oriental IG Metall relatado.

Além do aumento salarial, foi acordado em Baden-Württemberg um acordo de transferência para estagiários totalmente formados e estudantes duais. Isto também se destina a garantir futuros trabalhadores qualificados. Outro acordo importante diz respeito ao aluguer de bicicletas, que agora também faz parte do acordo coletivo. Ivan Curkovic, negociador-chefe do IG Metall Baden-Württemberg, destacou a importância dos componentes sociais e dos aumentos salariais para aumentar a atratividade da indústria.

Desafios específicos da indústria

A indústria automotiva enfrenta atualmente cargas de trabalho crescentes e falta de valorização. Os trabalhadores exigiam inicialmente mais 6,5 por cento de salários e mais 170 euros para estagiários, a fim de ter em conta as necessidades dos trabalhadores e combater a escassez de trabalhadores qualificados. Devido ao aumento nas vendas de automóveis usados ​​e às fracas vendas de automóveis novos, muitas oficinas enfrentam requisitos crescentes de serviço, o que aumenta ainda mais a carga sobre os funcionários. IG Metall Baden-Württemberg Salienta que é importante melhorar as condições de trabalho e os salários, a fim de evitar a fuga de cérebros e contrariar a escassez de trabalhadores qualificados no setor.

Estas negociações coletivas e os seus resultados são um passo importante para a indústria automóvel em Baden-Württemberg, a fim de permanecer atraente a longo prazo, mesmo em tempos difíceis, e de recompensar os funcionários de acordo com o seu desempenho.