Trumpf entra na indústria de armas: lasers de alto desempenho para defesa de drones!
Trumpf, de Ditzingen, entra na indústria de armas e desenvolve lasers para defesa de drones após mudanças na política de segurança.

Trumpf entra na indústria de armas: lasers de alto desempenho para defesa de drones!
A família proprietária do renomado produtor de lasers Trumpf, de Ditzingen, decidiu usar lasers de alto desempenho no setor de defesa. Num contexto de mudanças nas condições da política de segurança, particularmente como resultado da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, a empresa planeia utilizar a tecnologia laser para aplicações defensivas na indústria de defesa. Isto é relatado por SWR.
Trumpf trabalhará com o fabricante de sensores de radar de Munique, Rohde & Schwarz. Os lasers de alto desempenho destinam-se a usar tecnologia inovadora para afastar drones não tripulados, danificando especificamente os componentes eletrônicos desses dispositivos. Através deste método, Trumpf pretende oferecer uma solução de defesa não letal, que é particularmente importante em áreas urbanas para evitar danos colaterais.
Produtos e possíveis usos
Trumpf se estabeleceu como líder de mercado tecnológico em tecnologia laser. A empresa desenvolve e constrói máquinas que são utilizadas, entre outras coisas, para cortar chapas, soldar baterias e produzir componentes metálicos por meio de impressão 3D. Um novo desenvolvimento importante são os lasers, que podem ser usados para defesa tanto contra drones espiões quanto contra drones de combate não tripulados. Um protótipo testado demonstra a capacidade de desativar drones cegando as câmeras ou superaquecendo os motores. Isto mostra o potencial da tecnologia na estratégia de defesa moderna, como relata a [Industriemagazin](https://industriemagazin.at/news/trumpf-drohnenwehr-ruestung-einstieg-laser Waffen/).
O que é particularmente digno de nota é que Trumpf sublinha que os novos sistemas são criados apenas para defesa contra objectos e não são dirigidos contra pessoas. Um porta-voz da empresa reiterou que ela só fornece sistemas de armas ou seus componentes que servem para fins defensivos.
Desafios económicos e cortes de empregos
Apesar destas medidas inovadoras, Trumpf enfrenta atualmente desafios económicos significativos. As vendas no exercício financeiro de 2024/25 caíram 16%, para mais de 4,3 mil milhões de euros, enquanto os lucros também caíram drasticamente. A entrada de encomendas caiu de 4,6 mil milhões de euros para 4,2 mil milhões de euros. Para estabilizar a situação financeira, a empresa pretende cortar mais de 1.000 empregos. Esta evolução também tem um impacto negativo sobre os trabalhadores, uma vez que é pouco provável que a força de trabalho receba qualquer participação nos lucros este ano. No ano anterior eram 1.810 euros, dois anos antes eram mesmo 3.750 euros, como afirma [Deutsche Wirtschafts Nachrichten](https://deutsche-wirtschafts-nachrichten.de/717429/einstieg-in-die-ruestungsindustrie-laserspezialist-trumpf-developed-system-zur-drone Defense) relatado.