Yulia Navalnaya lança canal de TV pela liberdade de imprensa na Rússia!
Em 6 de junho de 2025, Yulia Navalnaya fundou um canal de TV para promover a liberdade de imprensa na Rússia, após a morte de seu marido Alexei Navalny.

Yulia Navalnaya lança canal de TV pela liberdade de imprensa na Rússia!
Em 6 de junho de 2025, os Pet Shop Boys lembraram o falecido ativista da oposição russa Alexei Navalny, que foi um dos críticos mais famosos do líder do Kremlin, Vladimir Putin. O grupo pop britânico lançou uma comovente mistura de músicas que começou com o apelo urgente “Libertem a Rússia, deixem a Rússia ser livre das mentiras dos seus líderes”. O vídeo que acompanha mostra trechos significativos dos discursos de Navalny que sublinham a sua mensagem e a sua luta pela liberdade dos russos. Navalny morreu em circunstâncias misteriosas num campo de prisioneiros russo em fevereiro de 2024, aos 47 anos, depois de ter sido condenado a um total de 19 anos de prisão por “extremismo”.
Navalny foi uma figura central na oposição russa que se rebelou contra o regime autoritário de Putin. A sua morte provocou consternação internacional e aumentou as acusações contra o governo russo de violações dos direitos humanos e repressão política. Com seu novo trabalho, os Pet Shop Boys criaram uma homenagem musical à sua luta pela democracia e pela liberdade.
Iniciativa de Julija Navalnaya
Paralelamente a estes esforços, Yulia Navalnaya, viúva de Alexei Navalny, está a lançar um novo canal de televisão chamado “Futuro da Rússia”. Este canal visa fortalecer a liberdade de imprensa e apresentar conteúdos da oposição russa no exílio. A primeira transmissão já estava marcada para o dia 4 de junho, aniversário do falecido marido. A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que defende a liberdade de imprensa em todo o mundo, foi conquistada como parceira.
Yulia Navalnaya decidiu combater a censura na Rússia e diz que é extremamente difícil divulgar informação numa ditadura. Após a morte do marido, ela envolveu-se ativamente na organização da oposição russa no estrangeiro e utilizou plataformas modernas como o YouTube para divulgar as suas mensagens políticas. O canal é transmitido via satélite para atingir um amplo público na Rússia, apesar das circunstâncias políticas restritivas.
Os desenvolvimentos em torno de Alexei Navalny e da sua família ilustram a situação complexa na Rússia, onde o perigo para os membros da oposição aumenta continuamente e a luta pela liberdade de imprensa e pela participação política se torna cada vez mais importante. Tendo em conta estes desafios, o compromisso dos artistas e jornalistas torna-se cada vez mais crucial.